Usabilidade de um chatbot para pessoas com hipertensão e diabetes

Autores

  • Amanda Luiza Marinho Feitosa Universidade Federal do Ceará
  • Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto Fundação Oswaldo Cruz
  • Cláudia Alexandra da Cunha Pernencar Universidade Nova de Lisboa
  • Paulo Ricardo Nazario Viecili Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Fábio José Gomes de Sousa Instituto Federal do Ceará
  • Francisca Raquel de Vasconcelos Silveira Instituto Federal do Ceará
  • Roberto Ribeiro Maranhão Fundação Oswaldo Cruz
  • Mateus Mosca Viana Fundação Oswaldo Cruz
  • Kamila Maria Oliveira Sales Fundação Oswaldo Cruz
  • Luiz Odorico Monteiro de Andrade Fundação Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1292

Palavras-chave:

Hipertensão, Diabetes Mellitus, Atenção Primária à Saúde, Saúde Digital

Resumo

Este estudo tem como objetivo avaliar a usabilidade do Gissa Intelligent Bot capaz de interagir junto a pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM), através de diálogos textuais sobre o autocuidado e a Rede de Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um estudo do tipo transversal, quantitativo, com amostra não probabilística, para avaliar a usabilidade deste chatbot por pessoas com HAS e DM em três municípios. No total foram entrevistados 119 pessoas com um questionário semiestruturado. 54,6% eram do sexo feminino, 60,5% tinham entre 40 e 60 anos, e,  66,3% utilizavam a internet mais de 30 minutos por dia. Para mensuração da usabilidade pelos entrevistados, foi utilizada a System Usability Scale (SUS), onde a média geral da usabilidade foi de 72,3% representando boa usabilidade do chatbot. 77,0% dos participantes afirmaram que gostariam de utilizar o chatbot com frequência e 72,7% acharam o protótipo de fácil manejo.

Biografia do Autor

Amanda Luiza Marinho Feitosa, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Saúde da Família, Departamento de Saúde Coletiva, Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral, Brasil.

Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto, Fundação Oswaldo Cruz

Doutora em Ciências, Fundação Oswaldo Cruz- Ceará (FIOCRUZ), Brasil.

Cláudia Alexandra da Cunha Pernencar, Universidade Nova de Lisboa

Doutora em Mídias Digitais, Universidade Nova de Lisboa (ICNova/ NOVA FCSH), Portugal.

Paulo Ricardo Nazario Viecili, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Medicina, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), Brasil.

Fábio José Gomes de Sousa, Instituto Federal do Ceará

Mestre em Computação Aplicada, Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Maracanaú-Ceará, Brasil.

Francisca Raquel de Vasconcelos Silveira, Instituto Federal do Ceará

Doutora em Informática Aplicada, Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Tianguá, Brasil.

Roberto Ribeiro Maranhão, Fundação Oswaldo Cruz

Mestre em Saúde da Família pela Fundação Oswaldo Cruz- Ceará (FIOCRUZ), Brasil.

Mateus Mosca Viana, Fundação Oswaldo Cruz

 Doutor em Engenharia de Teleinformática, Fundação Oswaldo Cruz- Ceará (FIOCRUZ), Brasil.

Kamila Maria Oliveira Sales, Fundação Oswaldo Cruz

Doutora em Ciências Médicas, Fundação Oswaldo Cruz- Ceará (FIOCRUZ), Brasil.

Luiz Odorico Monteiro de Andrade, Fundação Oswaldo Cruz

Doutor em Saúde Coletiva, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará (UFC),Campus Sobral, Brasil. Fundação Oswaldo Cruz- Ceará (FIOCRUZ), Brasil.

Referências

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Publicado

19-11-2024

Como Citar

Feitosa, A. L. M., Barreto, I. C. de H. C., Pernencar, C. A. da C., Viecili, P. R. N., de Sousa, F. J. G., Silveira, F. R. de V., … de Andrade, L. O. M. (2024). Usabilidade de um chatbot para pessoas com hipertensão e diabetes. Journal of Health Informatics, 16(Especial). https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1292

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