Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) na Educação Médica: benefícios e preocupações
Palavras-chave:
Registro Eletrônico do Paciente, Educação Médica, Tecnologia de Informação em SaúdeResumo
Objetivo: Este artigo busca identificar quais os principais benefícios e as preocupações com o uso do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) na educação médica. Método: Utilizou-se uma revisão sistemática da literatura em periódicos dos Portais CAPES e BVS, publicados entre 2009-2019. Resultados: Os principais benefícios estão relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, com a facilidade e rapidez de acesso às informações dos pacientes que têm contribuído para o desenvolvimento do raciocínio clínico e o feedback dos preceptores sob as informações inseridas pelos alunos no PEP. A maior parte das preocupações está relacionada a questões institucionais com infraestrutura de tecnologia da informação e custos com licenças de uso do PEP pelos discentes. Conclusão: Este estudo apresenta aspectos do PEP que podem contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades clínicas nos discentes, quando utilizam a plataforma digital nas unidades de prática clínica.
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