Conhecimento e barreiras na utilização dos recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação por docentes de enfermagem
Palavras-chave:
Informática em enfermagem, Ciência da informação, Docente de enfermagemResumo
Objetivo: Identificar o conhecimento e as barreiras quanto à utilização de recursos da informática no ensino de enfermagem por docentes de uma universidade privada da cidade de São Paulo. Método: Pesquisa descritivo-exploratória com a participação de 27 docentes de enfermagem, sendo utilizado um questionário com 13 questões sobre a utilização dos recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nas atividades acadêmicas. Resultados: Predomínio de sujeitos do sexo feminino (92,6%) e da faixa etária > 50 anos (25,9%). O nível de conhecimento sobre informática para 59,3% é o nível básico e para 44,4% é intermediário. A maior utilização da Internet é para o acesso do correio eletrônico (37,0%), seguido pela pesquisa de bibliográfica (18,5%). As maiores dificuldades relatadas incluem o desconhecimento das tecnologias existentes e a infraestrutura inadequada para sua utilização nas atividades acadêmicas. Conclusão: Os docentes têm atitudes positivas frente à TIC e familiaridade no uso da informática, mas concordam que com maior investimento na infraestrutura da instituição aumentaria a adoção das tecnologias nas atividades acadêmicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
A submissão de um artigo ao Journal of Health Informatics é entendida como exclusiva e que não está sendo considerada para publicação em outra revista. A permissão dos autores para a publicação de seu artigo no J. Health Inform. implica na exclusiva autorização concedida aos editores para incluí-lo na revista. Ao submeter um artigo, ao autor será solicitada a permissão eletrônica de um Termo de Transferência de Direitos Autorais. Uma mensagem eletrônica será enviada ao autor correspondente confirmando o recibo do manuscrito e o aceite da Declaração de Direito Autoral.