Jogos experimentais como ferramenta de educação em saúde para cardiopatas adultos - Revisão Integrativa

Autores

  • Rosemeyre Donato de Brito Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Enfermagem
  • Rebeca Cotting Shumiski Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Enfermagem
  • Vagner Rogerio Santos Universidade Federal de São Paulo - Departamento de Oftalmologia - Departamento de Neurologia
  • Rita Simone Lopes Moreira Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Enfermagem

Palavras-chave:

Jogos Experimentais, Educação em Saúde, Cardiopatias

Resumo

Objetivo: Analisar as evidências científicas, os resultados do uso de jogos como ferramenta educativa na Cardiologia e os aspectos relevantes para a utilização dos mesmos na educação em saúde de pacientes cardiopatas. Método: Realizou-se busca nas bases de dados PubMed, LILACS e Medline utilizando os descritores Games e Health Education e Jogos e Educação em saúde. A metodologia foi dividida em 6 fases: elaboração da pergunta norteadora; busca na literatura; coleta de dados; análise crítica dos achados; discussão dos resultados e apresentação da revisão integrativa. Resultados: De 848 artigos encontrados nas bases, 11 foram selecionados. Conclusão: Os jogos experimentais são uma estratégia promissora para conscientização e promoção de mudanças de comportamento a partir da aquisição de novos conhecimentos pelos pacientes.

Biografia do Autor

Rosemeyre Donato de Brito, Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Enfermagem

Enfermeira na Universidade Federal do Amazonas. UFAM. Amazonas, Doutoranda de Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. EPE-UNIFESP. São Paulo. Membro do Grupo de Assistência, Ensino e Pesquisa Interdisciplinar em Inovação em Saúde- GAEPIIS.

Rebeca Cotting Shumiski, Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Enfermagem

Graduanda de Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. EPE-UNIFESP. São Paulo. Membro do Grupo de Assistência, Ensino e Pesquisa Interdisciplinar em Inovação em Saúde- GAEPIIS.

Vagner Rogerio Santos, Universidade Federal de São Paulo - Departamento de Oftalmologia - Departamento de Neurologia

Docente Adjunto do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo e Pós Doutorando em Neurociências no Departamento de Neurologia também da UNIFESP. Membro do Grupo de Assistência, Ensino e Pesquisa Interdisciplinar em Inovação em Saúde- GAEPIIS.

Rita Simone Lopes Moreira, Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Enfermagem

Enfermeira. Professora Adjunta da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. EPE-UNIFESP. São Paulo. Líder do Grupo de Assistência, Ensino e Pesquisa Interdisciplinar em Inovação em Saúde- GAEPIIS.

Downloads

Publicado

03-10-2022

Como Citar

Brito, R. D. de, Shumiski, R. C., Santos, V. R., & Moreira, R. S. L. (2022). Jogos experimentais como ferramenta de educação em saúde para cardiopatas adultos - Revisão Integrativa. Journal of Health Informatics, 14(2). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/962

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.