Revisão de escopo sobre áreas temáticas em Saúde Digital

Autores

  • Anna Luísa Mennitti Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
  • Denise de Cássia Moreira Zornoff Universidade Estadual Paulista
  • Maria Elisabete Salvador UNIFESP
  • Juliano de Souza Gaspar Sociedade Brasileira de Informática em Saúde

DOI:

https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1303

Palavras-chave:

Qualificação Profissional, Educação Baseada em Competências, Saúde Digital

Resumo

Objetivo: identificar as áreas temáticas essenciais para qualificação dos profissionais de saúde em Saúde Digital, área de crescente relevância. Métodos: revisão de escopo, realizada em 2024, conforme metodologia PRISMA. A triagem dos estudos foi conduzida de forma duplo-cega, com um terceiro avaliador em casos de discordância. Resultados: dos 20 estudos elegíveis, a maioria direcionada à equipe multiprofissional de saúde (10). O propósito da elaboração de 11 estudos foi o desenvolvimento curricular. Foram criadas áreas temáticas com base nos artigos, das quais destacaram-se: Gestão de dados, registros de saúde, documentação clínica e de medicamentos (20) e Tecnologias da Informação em Saúde: uso básico de computadores, tablets, aplicativos móveis e internet (19). Conclusão: é essencial promover padronização taxonômica das temáticas em Saúde Digital, facilitando também a incorporação delas em currículos para garantir a educação de profissionais e estudantes alinhados às demandas da prática profissional.

Biografias Autor

Anna Luísa Mennitti, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Graduanda, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, São Paulo (SP), Brasil.

Denise de Cássia Moreira Zornoff, Universidade Estadual Paulista

Professora Dra., Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista, Botucatu (SP), Brasil.

Maria Elisabete Salvador, UNIFESP

Professor Associado, Departamento de Informática em Saúde, Escola Paulista de Medicina, UNIFESP, São Paulo (SP), Brasil

Juliano de Souza Gaspar, Sociedade Brasileira de Informática em Saúde

Professor. Dr., Diretoria de Educação, Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, São Paulo (SP), Brasil.

Referências

WHO. Global strategy on digital health 2020-2025 [Internet]. WHO; 2021 [citado 8 de abril de 2023]. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/344249

WHO. Global Initiative on Digital Health [Internet]. World Health Organization; 2024. Disponível em: https://cdn.who.int/media/docs/default-source/digital-health-documents/who_brochure_gidh_web.pdf?sfvrsn=479ad67b_3&download=true

AlKnawy B, Kozlakidis Z, Tarkoma S, Bates D, Honkela A, Crooks G, et al. Digital public health leadership in the global fight for health security. BMJ Glob Health. 1o de fevereiro de 2023;8(2):e011454. DOI: https://doi.org/10.1136/bmjgh-2022-011454

Alzghaibi H. The gap between bachelor’s degree graduates in health informatics and employer needs in Saudi Arabia. BMC Med Educ. 26 de junho de 2023;23(1):475. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-023-04442-7

Borges do Nascimento IJ, Abdulazeem H, Vasanthan LT, Martinez EZ, Zucoloto ML, Østengaard L, et al. Barriers and facilitators to utilizing digital health technologies by healthcare professionals. Npj Digit Med. 18 de setembro de 2023;6(1):1–28. DOI: https://doi.org/10.1038/s41746-023-00899-4

Nguyen LH, Nguyen LTK, Nguyen TT, Dam VAT, Vu TMT, Nguyen HAS, et al. Practices, Perceived Benefits, and Barriers Among Medical Students and Health Care Professionals Regarding the Adoption of eHealth in Clinical Settings: Cross-sectional Survey Study. JMIR Med Educ. 13 de setembro de 2022;8(3):e34905. DOI: https://doi.org/10.2196/34905

Bichel-Findlay J, Koch S, Mantas J, Abdul SS, Al-Shorbaji N, Ammenwerth E, et al. Recommendations of the International Medical Informatics Association (IMIA) on Education in Biomedical and Health Informatics: Second Revision. Int J Med Inf. 1o de fevereiro de 2023;170:104908. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2022.104908

Blake R, Zacks S. Discover HITCOMP: An Interactive Tool for Developing Health IT eSkills. TIGER Virtual Learning Environment Webinar. [Internet]. 2015 [citado 5 de novembro de 2015]. Disponível em: http://www.himss.org/ event/discover-hitcomp-interactive-tool-developing-health-it-eskills

Hübner U, Thye J, Shaw T, Elias B, Egbert N, Saranto K, et al. Towards the TIGER International Framework for Recommendations of Core Competencies in Health Informatics 2.0: Extending the Scope and the Roles. Stud Health Technol Inform. 21 de agosto de 2019;264:1218–22.

PRISMA. PRISMA statement. 2024 [citado 24 de junho de 2024]. PRISMA for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). Disponível em: https://www.prisma-statement.org/scoping

Rayyan. Rayyan – Intelligent Systematic Review - Rayyan [Internet]. 2024 [citado 12 de junho de 2024]. Disponível em: https://www.rayyan.ai/

Hadjiat Y. Healthcare inequity and digital health–A bridge for the divide, or further erosion of the chasm? PLOS Digit Health. 2 de junho de 2023;2(6):e0000268. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pdig.0000268

Mumtaz H, Riaz MH, Wajid H, Saqib M, Zeeshan MH, Khan SE, et al. Current challenges and potential solutions to the use of digital health technologies in evidence generation: a narrative review. Front Digit Health. 28 de setembro de 2023;5:1203945. DOI: https://doi.org/10.3389/fdgth.2023.1203945

Brasil. Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 [Internet]. 1o ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2020. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategia_saude_digital_Brasil.pdf

Monkman H, Mir S, Borycki EM, Courtney KL, Bond J, Kushniruk AW. Updating professional competencies in health informatics: A scoping review and consultation with subject matter experts. Int J Med Inf. fevereiro de 2023;170:104969. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2022.104969

Jedwab RM, Gogler J, Redley B, Nagle L, Strudwick G. Validation and prioritisation of health informatics competencies for Australian nursing and midwifery leaders: A modified Delphi study. Int J Med Inf. 1o de fevereiro de 2023;170:104971. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2022.104971

Davies AR, Honeyman M, Gann B. Addressing the Digital Inverse Care Law in the Time of COVID-19: Potential for Digital Technology to Exacerbate or Mitigate Health Inequalities. J Med Internet Res. 7 de abril de 2021;23(4):e21726. DOI: https://doi.org/10.2196/21726

EU. Assessing the Impact of Digital Transformation of Health Services [Internet]. Publications Office of the European Union; 2019. Disponível em: https://health.ec.europa.eu/system/files/2019-11/022_digitaltransformation_en_0.pdf

Almalki M, Jamal A, Househ M, Alhefzi M. A multi-perspective approach to developing the Saudi Health Informatics Competency Framework. Int J Med Inf. fevereiro de 2021;146:104362. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2020.104362

Thye J, Shaw T, Hüsers J, Esdar M, Ball M, Babitsch B, et al. What Are Inter-Professional eHealth Competencies? Stud Health Technol Inform. 2018;253:201–5.

Martin LG, Warholak TL, Hincapie AL, Gallo T, Kjos AL, Task Force on Informatics AJ. Health Informatics Competencies for Pharmacists in Training. Am J Pharm Educ. março de 2019;83(2):6512. DOI: https://doi.org/10.5688/ajpe6512

O’Connor S, LaRue E. Integrating informatics into undergraduate nursing education: A case study using a spiral learning approach. Nurse Educ Pract. janeiro de 2021;50:102934. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.102934

Poncette AS, Glauert DL, Mosch L, Braune K, Balzer F, Back DA. Undergraduate Medical Competencies in Digital Health and Curricular Module Development: Mixed Methods Study. J Med Internet Res. 29 de outubro de 2020;22(10):e22161. DOI: https://doi.org/10.2196/22161

Houwink EJF, Kasteleyn MJ, Alpay L, Pearce C, Butler-Henderson K, Meijer E, et al. SERIES: eHealth in primary care. Part 3: eHealth education in primary care. Eur J Gen Pract. dezembro de 2020;26(1):108–18. DOI: https://doi.org/10.1080/13814788.2020.1797675

Han ER, Yeo S, Kim MJ, Lee YH, Park KH, Roh H. Medical education trends for future physicians in the era of advanced technology and artificial intelligence: an integrative review. BMC Med Educ. 11 de dezembro de 2019;19(1):460. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-019-1891-5

Butler-Henderson K, Dalton L, Probst Y, Maunder K, Merolli M. A meta-synthesis of competency standards suggest allied health are not preparing for a digital health future. Int J Med Inf. 1o de dezembro de 2020;144:104296. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2020.104296

Brice S, Almond H. Health Professional Digital Capabilities Frameworks: A Scoping Review. J Multidiscip Healthc. 2020;13:1375–90. DOI: https://doi.org/10.2147/JMDH.S269412

Scott IA, Shaw T, Slade C, Wan TT, Coorey C, Johnson SLJ, et al. Digital health competencies for the next generation of physicians. Intern Med J. junho de 2023;53(6):1042–9. DOI: https://doi.org/10.1111/imj.16122

Jidkov L, Alexander M, Bark P, Williams JG, Kay J, Taylor P, et al. Health informatics competencies in postgraduate medical education and training in the UK: a mixed methods study. BMJ Open. 1o de março de 2019;9(3):e025460. DOI: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2018-025460

Cavanagh R, Gerson SM, Gleason A, Mackey R, Ciulla R. Competencies Needed for Behavioral Health Professionals to Integrate Digital Health Technologies into Clinical Care: a Rapid Review. J Technol Behav Sci. 17 de fevereiro de 2022;1–14. DOI: https://doi.org/10.1007/s41347-022-00242-w

Jimenez G, Spinazze P, Matchar D, Koh Choon Huat G, van der Kleij RMJJ, Chavannes NH, et al. Digital health competencies for primary healthcare professionals: A scoping review. Int J Med Inf. novembro de 2020;143:104260. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2020.104260

Johnson TR, Berner ES, Feldman SS, Jones J, Valenta AL, Borbolla D, et al. Mapping the delineation of practice to the AMIA foundational domains for applied health informatics. J Am Med Inform Assoc JAMIA. 25 de setembro de 2023;30(10):1593–8. DOI: https://doi.org/10.1093/jamia/ocad146

Martin-Sanchez F, Rowlands D, Schaper L, Hansen D. The Australian Health Informatics Competencies Framework and Its Role in the Certified Health Informatician Australasia (CHIA) Program. Stud Health Technol Inform. 2017;245:783–7.

Brunner M, McGregor D, Keep M, Janssen A, Spallek H, Quinn D, et al. An eHealth Capabilities Framework for Graduates and Health Professionals: Mixed-Methods Study. J Med Internet Res. 15 de maio de 2018;20(5):e10229. DOI: https://doi.org/10.2196/10229

Cummings E, Moran G, Woods L, Almond H, Procter P, Makeham M, et al. Methodology for the Development of the Australian National Nursing and Midwifery Digital Health Capability Framework. Stud Health Technol Inform. 15 de dezembro de 2021;284:135–42. DOI: https://doi.org/10.3233/SHTI210685

Publicado

2024-11-19

Como Citar

Mennitti, A. L., Zornoff, D. de C. M., Salvador, M. E., & Gaspar, J. de S. (2024). Revisão de escopo sobre áreas temáticas em Saúde Digital. Journal of Health Informatics, 16(Especial). https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1303

Artigos Similares

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)