Tecnologia educacional sobre medidas de prevenção do bullying e cyberbullying
DOI:
https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1308Palavras-chave:
Cyberbullying, Bullying, Educação em saúdeResumo
Objetivo: Validar semanticamente uma tecnologia educacional para prevenção do bullying e cyberbullying com adolescentes escolares. Métodos: Estudo metodológico realizado no interior do Estado de Pernambuco, Brasil, através da aplicação de uma Escala contendo itens referentes aos objetivos, organização, linguagem, aparência e motivação da tecnologia educacional. O valor do ponto de corte do Índice de Validação de Conteúdo (IVC) destes itens foi igual ou superior a 0,8. Resultados: Foram avaliados 7 vídeos e 8 atividades gamificadas que alcançaram um IVC global de 0,91. Os itens 7 e 15 referentes a alguma parte da visualização difícil e se a tecnologia educativa era simples e atrativa obteve IVC de 0,77 e 0,74, respectivamente, com necessidade de ajustes. Conclusões: A tecnologia educacional validada pode ser considerada uma importante ferramenta pedagógica na construção do conhecimento para a prevenção, identificação e controle do bullying e cyberbullying com adolescentes escolares.
Referências
WHO. World Health Organization. Preventing child maltreatment: a guide to taking action and generating evidence. Geneva: WHO; 2006. https://www.who.int/publications/i/item/preventing-child-maltreatment-a-guide-to-taking- action-and-generating-evidence.
Faria CS, Martins CB. Violence among adolescent students: conditions of vulnerability. Enfermería Global. 2016 abr; 42:185-198.
Malta DC, Mello FCM de, Prado RR do, Nogueira ACMG de, Marinho F, Pinto IV, et al. Prevalência de bullying e fatores associados em escolares brasileiros, 2015. Ciênc saúde coletiva [Internet]. 2019 abril; [citado 26 fev 2024];24(4):1359–68. doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232018244.15492017. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018244.15492017
Zequinão MA, Medeiros P, Silva JL. Vitimização pelo bullying em três países: um estudo transcultural. Adolesc. Saúde, Rio de Janeiro, 2019 [citado 10 mar. 2023]; 16(4):7-15.
Chun J, Lee J, Kim J, Lee S. An international systematic review of cyberbullying measurements. Computers in Human Behavior, 2020 dez. [citado 15 jun. 2022]; 113(2):1064852020. doi: https://doi.org/10.1016/j.chb.2020.106485. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2020.106485
Olweus D. Bullying at school: What we know and what we can do. London, Lackwell, 140 p. 1993.
Olweus D. School bullying: Development and some important challenges. Annual Review of Clinical Psychology. v.9, p.751–780, 2013. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev-clinpsy-050212-185516
Zhang W, Huang S, Lam L, Evans R, Zhu C. Cyberbullying definitions and measurements in children and adolescents: Summarizing 20 years of global efforts. Front Public Health. 2022 out. [citado 18 abr 2023]; 10:1000504. doi:10.3389/fpubh.2022.1000504. DOI: https://doi.org/10.3389/fpubh.2022.1000504
Grunin L, Yu G, Cohen SS. The Relationship Between Youth Cyberbullying Behaviors and Their Perceptions of Parental Emotional Support. Int J Bullying Prev. 2021. [citado 14 out 2023]; 3(3):227-239. 2020 Set. doi: 10.1007/s42380-020-00080-5 DOI: https://doi.org/10.1007/s42380-020-00080-5
Fernandes CS, Martins MM, Gomes BP, Gomes JA, Gonçalves LHT. Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre Família. Esc Anna Nery [Internet]. 2016 jan. [citado 02 nov 2023]; 20(1):33–7. doi: https://doi.org/10.5935/1414-8145.20160005. DOI: https://doi.org/10.5935/1414-8145.20160005
Hidalgo R, Alejandro C, Ramírez-López G, Rajmil L, Skalicky A. Bullying and health-related quality of life in children and adolescent Mexican students. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2018 jul. [citado 26 abr 2023]; 23(7): 2433-2441.doi: https://doi.org/10.1590/1413- 81232018237.16392016. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018237.16392016
Wójcik, M., & Mondry, M. “The game of bullying”: Shared beliefs and behavioral labels in bullying among middle schoolers.Group Dynamics: Theory, Research, and Practice, 2020 dez [citado 30 dez. 2023];24(4): 276–293. doi: https://doi.org/10.1037/gdn0000125 DOI: https://doi.org/10.1037/gdn0000125
Vila KM, Behring LPB, Marta CB, Silva RCL, Diniz EM, Nascimento MS et al. Jogo da saúde: solução para o treinamento de crianças na ressuscitação cardiopulmonar. J. Health Inform. 2022 Jun 47-52.
Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (Coleção Leitura). São Paulo: Paz e Terra. 1996.
Flôres FN, Visentini DM, Faraj SP, Siqueira AC. Cyberbullying no contexto escolar: a percepção dos professores. Psicologia Escolar e Educacional. 2022 jan. [citado 7 ago 2023]; 26:1-8. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392022226330. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392022226330t
Filatro A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
Kurt S. ADDIE Model: Instructional Design. Frameworks & Theories. 2017. Avaliado de: https://educationaltechnology.net/the-addie-model-instructional-design/.
Creswell JW. Projeto de pesquisa métodos qualitativos, quantitativos e mistos. [recurso eletrônico]. John W. Creswell, J. David Creswell: tradução Sandra Maria Mallmann da Rosa; Revisão técnica: Dirceu da Silva. 5ª ed. Porto Alegre. Penso. 2021.
Silva S de O, Araújo TAC de, Araújo NM de, Leal NTB, Duarte FH da S, Leite JEL. Semantic validation of educational technology with caregivers of children and adolescents undergoing chemotherapy. Rev Bras Enferm [Internet]. 2022; [citado 12 jun 2023]; 75(5):e20220294. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0294. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0294pt
Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 7ª ed. Porto Alegre. Artmed. 2011.
Brasil. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. [citado 28 fev 2023]. Avaliado de: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf.
Cardenas MAL, Estrada CCP. Design instrucional: fortalecendo as habilidades digitais com base no modelo Addie. RIDE. Rev. Iberoam. Investig. Desarro. Educ [online]. 2022 jun. [citado em: 24 fev 2023];13(25), e038. doi: https://doi.org/10.23913/ride.v13i25.1309 DOI: https://doi.org/10.23913/ride.v13i25.1309
Lacerda AL. Silva T. Materiais e estratégias didáticas em ambiente virtual de Aprendizagem. Rev. Bras. Estud. Pedagog, 2015 maio-ago. [citado 20 set. 2023];96(243) doi: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/337812844. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.96i243.1694
Morata AC, Alonso-Fernández C, Freire M, Martínez-Ortiz I, Fernández-Manjón B. Serious games to prevent and detect bullying and cyberbullying: A systematic serious games and literature review. Computers & Education [Internet]. 2020 Nov [citado 11 jun 2023]; 1;157. doi:10.1016/j.compedu.2020.103958 DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2020.103958
Morata AC, Alonso-Fernández C, Freire M, Martínez-Ortiz I, Fernández-Manjón B. Creating awareness on bullying and cyberbullying among young people: validating the effectiveness and design of the serious game The Videogame. Telematics and Informatics. 2021 jul. [citado 17 abr. 2023];60; 101568. doi: https://doi.org/10.1016/j.tele.2021.101568. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tele.2021.101568
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
A submissão de um artigo ao Journal of Health Informatics é entendida como exclusiva e que não está sendo considerada para publicação em outra revista. A permissão dos autores para a publicação de seu artigo no J. Health Inform. implica na exclusiva autorização concedida aos editores para incluí-lo na revista. Ao submeter um artigo, ao autor será solicitada a permissão eletrônica de um Termo de Transferência de Direitos Autorais. Uma mensagem eletrônica será enviada ao autor correspondente confirmando o recibo do manuscrito e o aceite da Declaração de Direito Autoral.