Tecnologia educacional sobre medidas de prevenção do bullying e cyberbullying

Autores

  • Dayanne Caroline de Assis Silva UFPE
  • Amadeu Sá Campos Filho UFPE
  • Estela Maria Leite Meirelles Monteiro UFPE
  • Alcides da Silva Diniz UFPE
  • Mariana Boulitreau Siqueira Campos Barros UFPE

DOI:

https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1308

Palavras-chave:

Cyberbullying, Bullying, Educação em saúde

Resumo

Objetivo: Validar semanticamente uma tecnologia educacional para prevenção do bullying e cyberbullying com adolescentes escolares. Métodos: Estudo metodológico realizado no interior do Estado de Pernambuco, Brasil, através da aplicação de uma Escala contendo itens referentes aos objetivos, organização, linguagem, aparência e motivação da tecnologia educacional. O valor do ponto de corte do Índice de Validação de Conteúdo (IVC) destes itens foi igual ou superior a 0,8. Resultados: Foram avaliados 7 vídeos e 8 atividades gamificadas que alcançaram um IVC global de 0,91. Os itens 7 e 15 referentes a alguma parte da visualização difícil e se a tecnologia educativa era simples e atrativa obteve IVC de 0,77 e 0,74, respectivamente, com necessidade de ajustes. Conclusões: A tecnologia educacional validada pode ser considerada uma importante ferramenta pedagógica na construção do conhecimento para a prevenção, identificação e controle do bullying e cyberbullying com adolescentes escolares.

Biografia do Autor

Dayanne Caroline de Assis Silva, UFPE

Doutoranda, Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do adolescente, UFPE, Recife (PE), Brasil.

Amadeu Sá Campos Filho, UFPE

Professor, Doutor, Departamento de Medicina, UFPE, Recife (PE), Brasil.

Estela Maria Leite Meirelles Monteiro, UFPE

Professora, Doutora, Departamento de Enfermagem, UFPE, Recife (PE), Brasil.

Alcides da Silva Diniz, UFPE

Professor, Doutor, Departamento de Nutrição, UFPE, Recife (PE), Brasil.

Mariana Boulitreau Siqueira Campos Barros, UFPE

Professora, Doutora, Departamento de Enfermagem, UFPE-CAV, Vitória de Santo Antão (PE), Brasil.

Referências

WHO. World Health Organization. Preventing child maltreatment: a guide to taking action and generating evidence. Geneva: WHO; 2006. https://www.who.int/publications/i/item/preventing-child-maltreatment-a-guide-to-taking- action-and-generating-evidence.

Faria CS, Martins CB. Violence among adolescent students: conditions of vulnerability. Enfermería Global. 2016 abr; 42:185-198.

Malta DC, Mello FCM de, Prado RR do, Nogueira ACMG de, Marinho F, Pinto IV, et al. Prevalência de bullying e fatores associados em escolares brasileiros, 2015. Ciênc saúde coletiva [Internet]. 2019 abril; [citado 26 fev 2024];24(4):1359–68. doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232018244.15492017.

Zequinão MA, Medeiros P, Silva JL. Vitimização pelo bullying em três países: um estudo transcultural. Adolesc. Saúde, Rio de Janeiro, 2019 [citado 10 mar. 2023]; 16(4):7-15.

Chun J, Lee J, Kim J, Lee S. An international systematic review of cyberbullying measurements. Computers in Human Behavior, 2020 dez. [citado 15 jun. 2022]; 113(2):1064852020. doi: https://doi.org/10.1016/j.chb.2020.106485.

Olweus D. Bullying at school: What we know and what we can do. London, Lackwell, 140 p. 1993.

Olweus D. School bullying: Development and some important challenges. Annual Review of Clinical Psychology. v.9, p.751–780, 2013.

Zhang W, Huang S, Lam L, Evans R, Zhu C. Cyberbullying definitions and measurements in children and adolescents: Summarizing 20 years of global efforts. Front Public Health. 2022 out. [citado 18 abr 2023]; 10:1000504. doi:10.3389/fpubh.2022.1000504.

Grunin L, Yu G, Cohen SS. The Relationship Between Youth Cyberbullying Behaviors and Their Perceptions of Parental Emotional Support. Int J Bullying Prev. 2021. [citado 14 out 2023]; 3(3):227-239. 2020 Set. doi: 10.1007/s42380-020-00080-5

Fernandes CS, Martins MM, Gomes BP, Gomes JA, Gonçalves LHT. Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre Família. Esc Anna Nery [Internet]. 2016 jan. [citado 02 nov 2023]; 20(1):33–7. doi: https://doi.org/10.5935/1414-8145.20160005.

Hidalgo R, Alejandro C, Ramírez-López G, Rajmil L, Skalicky A. Bullying and health-related quality of life in children and adolescent Mexican students. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2018 jul. [citado 26 abr 2023]; 23(7): 2433-2441.doi: https://doi.org/10.1590/1413- 81232018237.16392016.

Wójcik, M., & Mondry, M. “The game of bullying”: Shared beliefs and behavioral labels in bullying among middle schoolers.Group Dynamics: Theory, Research, and Practice, 2020 dez [citado 30 dez. 2023];24(4): 276–293. doi: https://doi.org/10.1037/gdn0000125

Vila KM, Behring LPB, Marta CB, Silva RCL, Diniz EM, Nascimento MS et al. Jogo da saúde: solução para o treinamento de crianças na ressuscitação cardiopulmonar. J. Health Inform. 2022 Jun 47-52.

Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (Coleção Leitura). São Paulo: Paz e Terra. 1996.

Flôres FN, Visentini DM, Faraj SP, Siqueira AC. Cyberbullying no contexto escolar: a percepção dos professores. Psicologia Escolar e Educacional. 2022 jan. [citado 7 ago 2023]; 26:1-8. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392022226330.

Filatro A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

Kurt S. ADDIE Model: Instructional Design. Frameworks & Theories. 2017. Avaliado de: https://educationaltechnology.net/the-addie-model-instructional-design/.

Creswell JW. Projeto de pesquisa métodos qualitativos, quantitativos e mistos. [recurso eletrônico]. John W. Creswell, J. David Creswell: tradução Sandra Maria Mallmann da Rosa; Revisão técnica: Dirceu da Silva. 5ª ed. Porto Alegre. Penso. 2021.

Silva S de O, Araújo TAC de, Araújo NM de, Leal NTB, Duarte FH da S, Leite JEL. Semantic validation of educational technology with caregivers of children and adolescents undergoing chemotherapy. Rev Bras Enferm [Internet]. 2022; [citado 12 jun 2023]; 75(5):e20220294. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0294.

Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 7ª ed. Porto Alegre. Artmed. 2011.

Brasil. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. [citado 28 fev 2023]. Avaliado de: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf.

Cardenas MAL, Estrada CCP. Design instrucional: fortalecendo as habilidades digitais com base no modelo Addie. RIDE. Rev. Iberoam. Investig. Desarro. Educ [online]. 2022 jun. [citado em: 24 fev 2023];13(25), e038. doi: https://doi.org/10.23913/ride.v13i25.1309

Lacerda AL. Silva T. Materiais e estratégias didáticas em ambiente virtual de Aprendizagem. Rev. Bras. Estud. Pedagog, 2015 maio-ago. [citado 20 set. 2023];96(243) doi: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/337812844.

Morata AC, Alonso-Fernández C, Freire M, Martínez-Ortiz I, Fernández-Manjón B. Serious games to prevent and detect bullying and cyberbullying: A systematic serious games and literature review. Computers & Education [Internet]. 2020 Nov [citado 11 jun 2023]; 1;157. doi:10.1016/j.compedu.2020.103958

Morata AC, Alonso-Fernández C, Freire M, Martínez-Ortiz I, Fernández-Manjón B. Creating awareness on bullying and cyberbullying among young people: validating the effectiveness and design of the serious game The Videogame. Telematics and Informatics. 2021 jul. [citado 17 abr. 2023];60; 101568. doi: https://doi.org/10.1016/j.tele.2021.101568.

Downloads

Publicado

19-11-2024

Como Citar

Silva, D. C. de A., Campos Filho, A. S., Monteiro, E. M. L. M., Diniz, A. da S., & Barros, M. B. S. C. (2024). Tecnologia educacional sobre medidas de prevenção do bullying e cyberbullying. Journal of Health Informatics, 16(Especial). https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1308

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.