Desenvolvimento de um chatbot na Atenção Primária à Saúde
DOI:
https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1317Palavras-chave:
Aplicações da Informática Médica, Acesso à Informação de Saúde, Atenção Primária à SaúdeResumo
Objetivo: Este estudo propõe o desenvolvimento de um chatbot para melhorar o acesso à informação na Atenção Primária à Sáude. Método: Realizou-se um estudo transversal, prospectivo, analítico e observacional com abordagem quali-quantitativa em uma Unidade de Saúde da Família em Pernambuco. Após o levantamento do perfil dos pacientes e a determinação do conteúdo, um protótipo foi desenvolvido na plataforma ManyChat e integrado ao aplicativo Telegram para avaliação pelos usuários através da aplicação da System Usability Scale e do User Experience Questionnaire. Resultados: A satisfação geral obteve média de 85,3, enquanto que as qualidades pragmática e hedônica foram iguais a 2,281 e 1,843, respectivamente. Conclusão: Apesar de limitações técnicas, o assistente virtual teve uma aceitação positiva na avaliação dos usuários, destacando o potencial das tecnologias da informação na atenção primária à saúde. Pesquisas futuras devem realizar a validação de conteúdo por especialistas e ampliar os testes com pacientes.
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