Rubrica para avaliação de cursos online em Saúde Digital

Autores

  • Denise de Cássia Moreira Zornoff Universidade Estadual Paulista
  • Juliano de Souza Gaspar Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Elisabete Salvador Unifesp
  • Gilberto Vieira Branco Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
  • Paulo Roberto de Lima Lopes Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
  • Luiz Ary Messina Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

DOI:

https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1323

Palavras-chave:

Capacitação Profissional, Telemedicina, Educação a Distância

Resumo

Objetivo: Ferramentas de rubrica podem trazer objetividade ao avaliar cursos online na área da saúde, além de contribuir para aprimorar a eficácia da proposta educacional. Este estudo descreve o processo de avaliação de cursos do Programa de Atualização Profissional em Saúde Digital com base em instrumento de rubrica. Método: Estudo de implementação do processo avaliativo de cursos online, seleção do instrumento de rubrica, determinação das variáveis de análise, aplicação da rubrica e relatório de avaliação. Resultados: O instrumento de rubrica Open SUNY Course Quality Review (OSCQR) permitiu detalhar múltiplos aspectos relacionados aos cursos, incluindo seu desenho, metodologias e estratégias de avaliação do estudante, além de revelar a qualidade intrínseca dos conteúdos que compõem os cursos e as limitações que merecem atenção dos autores. Conclusões: A adoção da rubrica OSCQR trouxe segurança e objetividade à avaliação dos cursos e indicou oportunidades para promover o desenvolvimento do profissional que atua na área de Saúde Digital.

Biografias Autor

Denise de Cássia Moreira Zornoff, Universidade Estadual Paulista

Dr. Prof., Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista, Botucatu (SP), Brasil.

Juliano de Souza Gaspar, Universidade Federal de Minas Gerais

Dr. Prof., Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte (MG), Brasil.

Maria Elisabete Salvador, Unifesp

Professor Associado, Departamento de Informática em Saúde, Escola Paulista de Medicina, Unifesp, São Paulo (SP), Brasil

Gilberto Vieira Branco, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Mestre, Diretoria Adjunta de Relacionamento Institucional para Saúde, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Paulo Roberto de Lima Lopes, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Doutor, Diretoria Adjunta de Relacionamento Institucional, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Luiz Ary Messina, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Doutor, Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), Diretoria Adjunta de Relacionamento Institucional, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Referências

Ali S, Uppal MA, Gulliver SR. A conceptual framework highlighting e-learning implementation barriers. Inf Technol People. 1o de janeiro de 2018;31(1):156–80.

Vaona A, Banzi R, Kwag KH, Rigon G, Cereda D, Pecoraro V, et al. E-learning for health professionals. Cochrane Database Syst Rev. 21 de janeiro de 2018;1(1):CD011736.

Dede C, Grotzer T, Kamarainen A, Metcalf S. Designing immersive authentic simulations that enhance motivation and learning. J Learn Sci Theory Res Pract. 2019;229–59.

Ferraz AP do CM, Belhot RV. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest Produção. 2010;17:421–31.

Alturkistani A, Lam C, Foley K, Stenfors T, Blum ER, Van Velthoven MH, et al. Massive Open Online Course Evaluation Methods: Systematic Review. J Med Internet Res. 27 de abril de 2020;22(4):e13851.

Awidi IT, Paynter M, Vujosevic T. Facebook group in the learning design of a higher education course: An analysis of factors influencing positive learning experience for students. Comput Educ. 1o de fevereiro de 2019;129:106–21.

Frydenberg J. Quality Standards in eLearning: A matrix of analysis. Int Rev Res Open Distrib Learn [Internet]. 1o de outubro de 2002 [citado 1o de maio de 2024];3(2). Disponível em: https://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/109

Kirkpatrick J, Kirkpatrick W. Kirkpatrick 's Four Levels of Training Evaluation [Internet]. Alexandria VA: ATD Press; 2016 [citado 1o de maio de 2024]. Disponível em: https://www.kirkpatrickpartners.com/product/kirkpatricks-four-levels-of-training-evaluation

Macedo KD da S, Acosta BS, Silva EB da, Souza NS de, Beck CLC, Silva KKD da. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Esc Anna Nery. 2 de julho de 2018;22(3):e20170435.

Rogers L, De Brún A, McAuliffe E. Defining and assessing context in healthcare implementation studies: a systematic review. BMC Health Serv Res. 29 de junho de 2020;20(1):591.

Bauer MS, Damschroder L, Hagedorn H, Smith J, Kilbourne AM. An introduction to implementation science for the non-specialist. BMC Psychol. 16 de setembro de 2015;3(1):32.

Brasil. Resolução CNS No 510/2016 [Internet]. 2016. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

SUNY. OSCQR – SUNY Online Course Quality Review Rubric [Internet]. 2024 [citado 1o de maio de 2024]. Disponível em: https://oscqr.suny.edu/

SUNY. SUNY Online Teaching [Internet]. 2024 [citado 2 de maio de 2024]. Disponível em: https://online.suny.edu/onlineteaching/

olc. Online Learning Consortium (OLC) - Enhancing Remote Learning [Internet]. 2024 [citado 2 de maio de 2024]. Disponível em: https://onlinelearningconsortium.org/

Baldwin S, Ching YH, Hsu YC. Online Course Design in Higher Education: A Review of National and Statewide Evaluation Instruments. TechTrends. 1o de janeiro de 2018;62(1):46–57.

RNP. Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP [Internet]. 2024 [citado 1o de maio de 2024]. Disponível em: https://www.rnp.br/sobre/governanca/estatuto

Seaborn. Seaborn Heatmap Documentation [Internet]. 2024 [citado 1o de maio de 2024]. Disponível em: https://seaborn.pydata.org/generated/seaborn.heatmap.html

Wutoh R, Boren SA, Balas EA. eLearning: a review of Internet-based continuing medical education. J Contin Educ Health Prof. 2004;24(1):20–30.

Fontaine G, Cossette S, Maheu-Cadotte MA, Mailhot T, Deschênes MF, Mathieu-Dupuis G, et al. Efficacy of adaptive e-learning for health professionals and students: a systematic review and meta-analysis. BMJ Open. 28 de agosto de 2019;9(8):e025252.

Aldowah H, Al-Samarraie H, Alzahrani AI, Alalwan N. Factors affecting student dropout in MOOCs: a cause and effect decision‐making model. J Comput High Educ. 1o de agosto de 2020;32(2):429–54.

Stracke CM, Downes S, Conole G, Burgos D, Nascimbeni F. Are MOOCs Open Educational Resources? A literature review on history, definitions and typologies of OER and MOOCs. Open Prax. 31 de dezembro de 2019;11(4):331.

Stracke CM, Tan E. The Quality of Open Online Learning and Education: Towards a Quality Reference Framework for MOOCs. julho de 2018 [citado 5 de maio de 2024]; Disponível em: https://repository.isls.org//handle/1/549

Stracke CM, Trisolini G. A Systematic Literature Review on the Quality of MOOCs. Sustainability. 2021;13(11).

Gilstad H, Skogen M, Toussaint P, Larsen CB, Faxvaag A. Negotiating scientific knowledge in the development of an eHealth MOOC. Educ Inf Technol. 1o de janeiro de 2023;28(1):13–36.

Wilkinson L, Friendly M. The History of the Cluster Heat Map. Am Stat. 1o de maio de 2009;63(2):179–84.

Porta M, Paragarino V, Czerwonogora A, Enríquez C, Casnati A, Marrero C. Rediseñar la Universidad digital: aperturas Reflexivas. 15 de agosto de 2023;

Publicado

2024-11-19

Como Citar

Zornoff, D. de C. M., Gaspar, J. de S., Salvador, M. E., Branco, G. V., Lopes, P. R. de L., & Messina, L. A. (2024). Rubrica para avaliação de cursos online em Saúde Digital. Journal of Health Informatics, 16(Especial). https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1323

Artigos Similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>