Análise da Colaboração nos Grupos de Interesse Especial da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE)

Autores

  • Thiago Delevidove de Lima Verde Brito Pós-graduando em Gestão e Informática em Saúde, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo (SP), Brasil.
  • Paulo Roberto de Lima Lopes Gerente de Inovação da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Instituto de Informática e Automação (IIA), São Paulo (SP), Brasil.
  • Ana Estela Haddad Professora da Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP), Brasil.
  • Luiz Ary Messina Gerente Nacional da RUTE, RNP, IIA, Vila Velha (ES), Brasil.
  • Ivan Torres Pisa Professor do Departamento de Informática em Saúde, Escola Paulista de Medicina, UNIFESP.

Palavras-chave:

Telemedicina, Telessaúde, Hospitais de Ensino

Resumo

Objetivo: No Brasil a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) é uma iniciativa que visa promover a integração em telemedicina e telessaúde de hospitais universitários, hospitais certificados de ensino, faculdades de medicina e demais cursos da área da saúde, através de infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação e dos grupos de interesse especial (SIGs). Este artigo apresenta resultados da análise da colaboração e do crescimento existente nos SIGs RUTE. Métodos: O estudo se baseia em estatística descritiva de dados previamente coletados pela coordenação nacional RUTE relativos aos anos 2008-2013. Resultados: Resultados indicam uma colaboração e um crescimento de SIGs ativos, passando de 8 em 2008 para 55 em 2013, e de inscrições de unidades e instituições RUTE, passando de 96 para 1269 respectivamente. Foi possível notar que este salto quantitativo foi elevado nos dois anos iniciais do estudo, enquanto que, a partir do terceiro ano o crescimento continuou, porém sem fortes aumentos. Conclusão: O crescimento da colaboração verificado neste estudo foi significativo, apontando uma evolução positiva para os SIGs RUTE quanto ao interesse, participação e divulgação de ações em telessaúde no país.

Biografia do Autor

Thiago Delevidove de Lima Verde Brito, Pós-graduando em Gestão e Informática em Saúde, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo (SP), Brasil.

Possui graduação em Tecnologia em Gestão de Sistemas de Informação pela Fundação Novo Milênio (2007) e especialização MBA em Gerência de Projetos pela Universidade de Vila Velha (2009). Atualmente apoia a coordenação nacional da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) pelo Instituto de Informática e Automação (IIA). Tem atuado nas áreas Sistemas de Computação, com ênfase em Telemedicina e Telessaúde, Redes de Computadores e Gerenciamento de Projetos.

Downloads

Publicado

16-01-2016

Como Citar

Brito, T. D. de L. V., Lopes, P. R. de L., Haddad, A. E., Messina, L. A., & Pisa, I. T. (2016). Análise da Colaboração nos Grupos de Interesse Especial da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). Journal of Health Informatics, 8(1). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/368

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>