Especialização em Saúde Digital: parceria DATASUS e Universidade para necessidades nacionais
DOI:
https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1351Palavras-chave:
Estratégias de eSaúde, Educação de Pós-Graduação, Informática em SaúdeResumo
Objetivo: Compartilhar experiência colaborativa na construção de um projeto pedagógico para qualificação de recursos humanos em Saúde Digital em nível de especialização (PPSD). Métodos: Trata-se de um relato de experiência sobre a definição de um corpo de conhecimento para o ensino na área de Saúde Digital. O PPSD foi construído em três etapas: discussão multidisciplinar, construção do projeto e processo de aprovação e desenvolvimento de material didático. Resultados: O PPSD foi organizado em quatro trilhas de aprendizagem (Saúde, Informática, Gestão e Saúde Digital) e seis áreas temáticas (Fundamentos; Registros de Saúde; Gestão e Economia; Normas, Serviços e Interoperabilidade; Inovações e Tendências; Trabalho de Conclusão de Curso), abrangendo 28 microcursos, perfazendo 450 horas. O PPSD e o material didático produzidos passaram por diversas etapas de validação. Conclusão: A construção do PPSD fortaleceu a parceria ensino-serviço-sociedade para a Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde na região central do Brasil.
Referências
Brasil, Ministério da Saúde, Secretaria Executiva, Departamento de Informática do SUS. Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028. Brasília : Ministério da Saúde, 2020. 128 p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategia_saude_digital_Brasil.pdf. Acesso em: 18 abr. 2024.
Brasil, Ministério da Saúde. Portaria GM/MS Nº 1.768, de 30 de julho de 2021. Altera o Anexo XLII da Portaria de Consolidação GM/MS nº 2, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS). Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-1.768-de-30-de-julho-de-2021-335472332. Acesso em: 18 abr. 2024.
Jimenez G, Spinazze P, Matchar D, Huat GKC, van der Kleij RMJJ, Chavannes NH et al.. Digital health competencies for primary healthcare professionals: a scoping review. Int. J. Med. Inform. 2020;143:104260. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2020.104260. Acesso em: 18 abr. 2024.
Almalki M, Jamal A, Househ M, Alhefzi M. A multi-perspective approach to developing the Saudi Health Informatics Competency Framework. Int. J. Med. Inform. 2021;146:104362. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2020.104362. Acesso em: 18 abr. 2024.
Pote H, Rees A, Holloway-Biddle C, Griffith E. Workforce challenges in digital health implementation: how are clinical psychology training programmes developing digital competences? Digital Health. 2021;7:2055207620985396. Disponível em: https://doi.org/10.1177/2055207620985396. Acesso em: 18 abr. 2024.
Crisol-Moya E, Romero-López MA, Caurcel-Cara MJ. Active methodologies in higher education: perception and opinion as evaluated by professors and their students in the teaching-learning process. Front. Psychol. 2020:11:1703. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01703. Acesso em: 18 abr. 2024.
Gagne JC, Park HK, Hall K, Woodward A, Yamane S, Kim SS. Microlearning in health professions education: scoping review. JMIR Med. Educ. 2019;5(2):e13997. Disponível em: https://doi.org/10.2196/13997. Acesso em: 18 abr. 2024.
Nonaka I, Toyama R. The knowledge-creating theory revisited: knowledge creation as a synthesizing process. Knowl. Manage. Res. Pract. 2003;1:2–10. Disponível em: https://doi.org/10.1057/palgrave.kmrp.8500001. Acesso em: 18 abr. 2024.
Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) [Internet]. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/. Acesso em: 18 abr. 2024.
Zara ALSA (org.) et al.. Trajetória da saúde digital no Brasil. Goiânia: Cegraf UFG, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5216/TRA.ebook.978-65-89504-89-4/2021. Acesso em: 18 abr. 2024.
Zara ALSA (org.) et al.. Governança em saúde digital no mundo e no Brasil. Goiânia: Cegraf UFG, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5216/GOV.ebook.978-85-495-0361-9/2021. Acesso em: 18 abr. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
A submissão de um artigo ao Journal of Health Informatics é entendida como exclusiva e que não está sendo considerada para publicação em outra revista. A permissão dos autores para a publicação de seu artigo no J. Health Inform. implica na exclusiva autorização concedida aos editores para incluí-lo na revista. Ao submeter um artigo, ao autor será solicitada a permissão eletrônica de um Termo de Transferência de Direitos Autorais. Uma mensagem eletrônica será enviada ao autor correspondente confirmando o recibo do manuscrito e o aceite da Declaração de Direito Autoral.