Análise de sentimentos sobre temas de saúde em mídia social
Palavras-chave:
Análise de sentimento, Doenças, Pacientes, SaúdeResumo
Objetivo: Identificar na literatura científica estudos sobre análise de sentimento por meio do tratamento computacional de opiniões, sentimentos e subjetividades em textos relacionados à saúde provenientes de mídias sociais. Métodos: Pesquisa de revisão narrativa de literatura com artigos publicados entre 2009-2011, nas bases de dados PubMed, ISI, ACM e IEEE. Resultados: Foram selecionados cinco artigos, segundo os critérios de inclusão. Há resultados positivos referentes à utilização da análise de sentimento como uma técnica auxiliar ou principal processo para diferentes temas. Embora o sentimento seja altamente variável e dependente do contexto, verificou-se que o método disponibiliza um conjunto de técnicas para extrair essa avaliação e lidar com os conteúdos subjetivos. Conclusão: Análise de sentimento tem sido pouco explorada em temas relacionados à saúde. Entretanto, investigações descrevem as potencialidades da aplicação destas técnicas na área da saúde como promissora para prover benefícios aos consumidores, serviços de saúde e governos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
A submissão de um artigo ao Journal of Health Informatics é entendida como exclusiva e que não está sendo considerada para publicação em outra revista. A permissão dos autores para a publicação de seu artigo no J. Health Inform. implica na exclusiva autorização concedida aos editores para incluí-lo na revista. Ao submeter um artigo, ao autor será solicitada a permissão eletrônica de um Termo de Transferência de Direitos Autorais. Uma mensagem eletrônica será enviada ao autor correspondente confirmando o recibo do manuscrito e o aceite da Declaração de Direito Autoral.