Identificação automática de termos de domínio do consumidor em saúde

Autores

  • Josceli Maria Tenório Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Instituto Federal de São Paulo - IFSP
  • Ivan Torres Pisa Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Palavras-chave:

Vocabulário controlado, Vocabulário, Informática aplicada à saúde dos consumidores

Resumo

Objetivo: Deste estudo é descrever um processo de identificação automática de termos candidatos a partir de conteúdos disponíveis na web para fins de construção de um CHV no idioma português-brasileiro. Método: Inicialmente realizou-se recuperação de conteúdos da web, especificamente por meio de notícias curtas provenientes de feeds Really Simple Syndication (RSS). Como segunda etapa foram organizados vocabulários de controle baseados em CID-10 e Wikipédia, e finalmente foram aplicadas técnicas de análise de textos para fins de identificação e classificação de termos candidatos. Resultados: Foram recuperados 128 termos por meio do vocabulário controlado CID-10. O vocabulário Wikipédia resultou em 411 termos distintos. Os termos foram classificados utilizando a métrica estatística tf-idf possibilitando uma análise de sua relevância. Conclusão: A utilização e análise de conteúdos jornalísticos disponíveis na web podem apoiar significativamente o desenvolvimento de um CHV.

Biografia do Autor

Josceli Maria Tenório, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Instituto Federal de São Paulo - IFSP

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Informática em Saúde - Departamento de Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Ivan Torres Pisa, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Professor livre-docente do Departamento de Informática em Saúde - UNIFESP

 

Downloads

Publicado

07-12-2019

Como Citar

Tenório, J. M., & Pisa, I. T. (2019). Identificação automática de termos de domínio do consumidor em saúde. Journal of Health Informatics, 11(4). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/683

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>