Jogos Sérios como ferramenta de capacitação da Atenção Primária

Autores

  • Katia Gustmann Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense
  • Marcelo Mendes de Figueirêdo Secretaria Municipal de Saúde de Barro
  • Marcos Daniel Cano Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Josélio Emar de Araújo Queiroz Ministério da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1265

Palavras-chave:

Jogos Sérios, Educação Permanente, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Introdução: Jogos sérios são entendidos como mundos abstratos imersivos que proporcionam aprendizagem. Quando a pessoa realiza uma ação concreta para jogar, ela faz simulações, onde é possível construir, investigar e interrogar situações hipotéticas, permitindo obter experiências de aprendizado e pensamento. Objetivo: investigar o uso de Jogos Sérios na capacitação de profissionais da Atenção Primária em Saúde. Método: A partir de uma revisão integrativa, utilizando os descritores (“Jogos Sérios” OR “Serious Games”) AND (“Health” OR “Saúde”) na PubMed e Scopus, foram encontrados 131 artigos; 34 adequaram-se ao tema. Resultados: Jogos Sérios oferecem aos profissionais da Atenção Primária em Saúde uma opção para qualificação e engajamento na coleta e registro de informações de saúde. Conclusão: Alinhado com a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil – 2020/2028, esta ferramenta pode ser utilizada na formação e capacitação de recursos humanos.

Biografia do Autor

Katia Gustmann, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, (enfermeira), Rio do Sul, (SC), Brasil. E-mail: katiagustmann@gmail.com

Marcelo Mendes de Figueirêdo, Secretaria Municipal de Saúde de Barro

Secretaria Municipal de Saúde de Barro, (Analista e Desenvolvedor de Sistemas), Barro, Ceará (CE), Brasil. E-mail: mmdfads@gmail.com

Marcos Daniel Cano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, (Professor  EBTT), Manaus, (AM), Brasil. E-mail: marcoscanobrx@gmail.com

Josélio Emar de Araújo Queiroz, Ministério da Saúde

Ministério da Saúde, (Assessor Técnico), Brasília (DF),  Brasil

Referências

CHINAGLIA, Juliana Vegas. O percurso gamer como novo modelo de material didático para o ensino de escrita. Trabalhos em Linguística Aplicada, [S.L.], v. 62, n. 1, p.74-89, jan.2023. http://dx.doi.org/10.1590/010318138670204v6212023.

DOS SANTOS, Cristiano Alves et al. Jogos sérios em ambiente virtual para ensino-aprendizagem na saúde. Rev Rene, v. 18, n. 5, p. 702-709, 2017.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Saúde da Família. Manual instrutivo financiamento do APS [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Saúde da Família. – Brasília: Ministério da Saúde, 2021.

FALCÃO, Lariza Martins; GUEDES, Maria Vilaní Cavalcante; BORGES, José Wicto Pereira; SILVA, Grazielle Roberta Freitas da. Intervención educativa realizada por enfermeros para el control de la presión arterial: revisión sistemática con metaanálisis. Revista Latino-Americana de Enfermagem, [S.L.], v. 3931, n. 31, p. 1-12, dez. 2023. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.6648.3929.

PEREIRA, Poliana Francibele de Oliveira. Ambiente Virtual Interativo para o ensino de anatomia humana. Um Jogo Sério para o Sistema Muscular. Dissertação (mestrado), Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019.

SARAIVA, Lucas Iago Marques; RAMOS, Francisco Alexandre Sena; SANTOS, Gilvan Ferreira dos; VETORAZO, Jabneela Vieira Pereira. Sistemas de informação em saúde, o instrumento de apoio à gestão do SUS: aplicabilidade e desafios. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, [S.L.], v. 9, p. 1-6, 4 mar. 2021. Revista Eletronica Acervo Saude. http://dx.doi.org/10.25248/reaenf.e6418.2021.

Huang H, Huang M, Chen Q, Hayter M, Watson R. Effects of Serious Games for Patients With Chronic Obstructive Pulmonary Disease: Systematic Literature Review. JMIR Serious Games. 2023 Sep 25;11:e46358. doi: 10.2196/46358. PMID: 37747768; PMCID: PMC10562969.

Xu L,Shi H,Shen M,Ni Y,Zhang X,Pang Y,Yu T,Lian X,Yu T,Yang X,Li F

Os efeitos das intervenções de gamificação baseadas em mHealth na participação em atividades físicas: revisão sistemática

JMIR M health U health 2022;10 (2):e 27794 doi:10.2196/27794.

PIMENTEL, Juan; LÓPEZ, Paola; CORREAL, Camilo; COCKCROFT, Anne; ANDERSSON, Neil. Educational games created by medical students in a cultural safety training game jam: a qualitative descriptive study. Bmc Medical Education, [S.L.], v. 22, n. 1, p. 2-9, 22 nov. 2022. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1186/s12909-022-03875-w.

Warsinsky S, Schmidt-Kraepelin M, Rank S, Thiebes S, Sunyaev A. Conceptual Ambiguity Surrounding Gamification and Serious Games in Health Care: Literature Review and Development of Game-Based Intervention Reporting Guidelines (GAMING). J Med Internet Res. 2021 Sep 10;23(9):e30390. doi: 10.2196/30390. PMID: 34505840; PMCID: PMC8463952.

Van Gaalen AEJ, Brouwer J, Schönrock-Adema J, Bouwkamp-Timmer T, Jaarsma ADC, Georgiadis JR. Gamification of health professions education: a systematic review. Adv Health Sci Educ Theory Pract. 2021 May;26(2):683-711. doi: 10.1007/s10459-020-10000-3. Epub 2020 Oct 31. PMID: 33128662; PMCID: PMC8041684.

Baetzner AS, Wespi R, Hill Y, Gyllencreutz L, Sauter TC, Saveman BI, Mohr S, Regal G, Wrzus C, Frenkel MO. Preparing medical first responders for crises: a systematic literature review of disaster training programs and their effectiveness. Scand J Trauma Resusc Emerg Med. 2022 Dec 24;30(1):76. doi: 10.1186/s13049-022-01056-8. PMID: 36566227; PMCID: PMC9789518.

Camilo, Marcio & Cheng, Cezar & do Nascimento, José Orete & Ribeiro, Luiz &, Emmanuel & Martins, Sérgio. (2016). JOGOS SÉRIOS PARA A SAÚDE. UMA REVISÃO NARRATIVA. J.health inform; 8(supl.I): 211-218, 2016.

Denise L Hope, Gary D Grant, Gary D Rogers, Michelle A King, Gamificação na educação farmacêutica: uma revisão quantitativa sistemática da literatura, International Journal of Pharmacy Practice, Volume 31, Edição 1, janeiro de 2023, páginas 15–31,https:/ /doi.org/10.1093/ijpp/riac099

Ghoman SK, Patel SD, Cutumisu M, von Hauff P, Jeffery T, Brown MRG, Schmölzer GM. Serious games, a game changer in teaching neonatal resuscitation? A review. Arch Dis Child Fetal Neonatal Ed. 2020 Jan;105(1):98-107. doi: 10.1136/archdischild-2019-317011. Epub 2019 Jun 29. PMID: 31256010; PMCID: PMC6951231.

SAINI, Nirav; HODGINS, David Carson. Investigating gaming structural features associated with gaming disorder and proposing a revised taxonomical model: a scoping review. Journal Of Behavioral Addictions, [S.L.], v. 12, n. 2, p. 352-374, 29 jun. 2023. Akademiai Kiado Zrt.. http://dx.doi.org/10.1556/2006.2023.00019.

Downloads

Publicado

19-11-2024

Como Citar

Gustmann, K., de Figueirêdo, M. M., Cano, M. D., & Queiroz, J. E. de A. (2024). Jogos Sérios como ferramenta de capacitação da Atenção Primária. Journal of Health Informatics, 16(Especial). https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1265

Artigos Semelhantes

<< < 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.