Utilização de softwares em pesquisas científicas de fonoaudiologia

Autores

  • Karoline Weber dos Santos UFCSPA
  • Carolina Sutrm Trindade UFCSPA
  • Renata Adams Fernandes UFCSPA
  • Deisi Cristina Gollo Marques Vidor UFCSPA

Palavras-chave:

Fonoaudiologia (52965), Tecnologia da Informação (51868), Informática Médica (19243)

Resumo

Objetivo: Verificar a utilização e aplicabilidade de softwares em pesquisas científicas na Fonoaudiologia. Métodos: Foi realizada varredura nos principais periódicos brasileiros específicos da área (Pró-Fono, CEFAC e Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia) no período de 2005 a 2010. Antes desta data, não foram encontradas referências que retratassem o uso de softwares em Fonoaudiologia. Os artigos que referendavam a utilização destes sistemas como ferramenta facilitadora do trabalho do fonoaudiólogo foram selecionados e, depois, classificados quanto à área de especialidade. Resultados: Verificou-se que a demanda de uso de softwares em artigos de Fonoaudiologia vem crescendo conforme o desenvolvimento da tecnologia. Do total de três periódicos pesquisados, foram analisados mil cento e oitenta e três artigos, sendo que, destes, cento e trinta e cinco mencionam a utilização de sessenta e três softwares diferentes. De acordo com a área da Fonoaudiologia, treze eram de linguagem, doze de voz, dezenove de audiologia, dezesseis de motricidade orofacial e três de disfagia. Conclusão: A utilização de softwares na pesquisa em Fonoaudiologia se mostra como ferramenta auxiliar na descrição dos fenômenos fonoaudiológicos, ampliando a visão do profissional/pesquisador quanto às questões específicas da área relacionadas ao uso de tecnologias.

Biografia do Autor

Karoline Weber dos Santos, UFCSPA

Acadêmica de Fonoaudiologia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Carolina Sutrm Trindade, UFCSPA

Mestre em Ciências da Computação. Professora Assistente no departamento de Educação e Informação em Saúde da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Renata Adams Fernandes, UFCSPA

Graduação em Fonoaudiologia pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Brasil(2011)

Deisi Cristina Gollo Marques Vidor, UFCSPA

Fonoaudióloga Dr. em Lingüística e Letras. Professora Adjunto nivel 1 do departamento de Fonoaudiologia da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Downloads

Publicado

27-06-2012

Como Citar

Santos, K. W. dos, Trindade, C. S., Fernandes, R. A., & Vidor, D. C. G. M. (2012). Utilização de softwares em pesquisas científicas de fonoaudiologia. Journal of Health Informatics, 4(2). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/185

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)