Sistema de Monitoramento Estratégico para a Gestão em Saúde

Autores

  • Renata Varela Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS)
  • Cristiane Fischer Achutti Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS)
  • Camila Guaranha Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS)
  • André Luis Alves de Quevedo Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS)
  • Edyane Cardoso Lopes Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS)

Palavras-chave:

Informática em Saúde Pública, Tecnologia de informação, Gestão da Informação em Saúde, Saúde Pública

Resumo

Objetivos: Relatar a experiência da implantação de uma ferramenta para o monitoramento da Programação Anual de Saúde (PAS) pela Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS). Métodos: Relato de experiência da implantação do Sistema de Monitoramento Estratégico (SME) para monitoramento da PAS, integrando os saberes da área da informática e da saúde no âmbito da gestão estadual do SUS. Resultados: A partir da adaptação de um sistema de informática (SME), proveniente da Secretaria de Planejamento, Gestão e Governança do Rio Grande do Sul, foi possível acompanhar as metas e as ações constantes na PAS 2017, integrando os instrumentos de gestão do SUS e qualificando o processo de monitoramento e avaliação da SES. Conclusão: A informática em saúde produz ferramentas relevantes para o aprimoramento dos sistemas e da gestão em saúde, sendo que esforços conjugados podem aperfeiçoar o monitoramento e a avaliação das políticas de saúde.

Biografia do Autor

Renata Varela, Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS)

Especialista em Saúde - Analista de Sistema, na Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS). Especialista em Banco de Dados pela Universidade Gama Filho/Rio de Janeiro.

Cristiane Fischer Achutti, Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS)

Especialista em Saúde - Contador, na Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS). Especializanda em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Camila Guaranha, Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS)

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Especialista em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (2008). Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Especialista em Saúde - Psicóloga, na Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS). Cursando Especialização em Gestão Pública na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Experiência na área de Psicologia Social, Saúde Coletiva, Saúde Mental e Relações de Gênero e Sexualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: sexualidade, gênero, saúde pública, saúde coletiva, gestão em saúde e gestão pública.

André Luis Alves de Quevedo, Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS)

Especialista em Saúde - Enfermeiro, na Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, lotado na Assessoria Técnica e de Planejamento (ASSTEPLAN). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (2010), Residência em Atenção Básica em Saúde Coletiva - Enfermagem - pelo Programa de Residência Integrada em Saúde, da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP/RS) (2013), Especialização em Avaliação em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz-RJ) (2015), Especialização em Avaliação de Tecnologias em Saúde pelo Instituto de Avaliação de Tecnologias (IATS/UFRGS) (2015), Especialização em Economia da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2018) e Mestrado em Epidemiologia pelo Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, Faculdade de Medicina, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPG Epidemiologia/UFRGS) (2015). Atualmente Graduando em Ciências Jurídicas e Sociais (UFRGS). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema Único de Saúde (SUS), políticas públicas de saúde, epidemiologia e avaliação em saúde.

Edyane Cardoso Lopes, Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS)

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), graduação em Habilitação Indústria de Medicamentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é especialista em saúde - farmacêutico - Secretaria Estadual de Saúde (RS), com atuação no Núcleo de Informações em Saúde (NIS) e como docente na Escola de Saúde Pública (ESP/RS). Tem experiência na área de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, atenção primária a saúde, doenças crônicas, obesidade e estudos de utilização de medicamentos.

Downloads

Publicado

07-05-2019

Como Citar

Varela, R., Achutti, C. F., Guaranha, C., Alves de Quevedo, A. L., & Lopes, E. C. (2019). Sistema de Monitoramento Estratégico para a Gestão em Saúde. Journal of Health Informatics, 11(2). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/618

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.