Potencialidades e fragilidades dos ambientes virtuais de aprendizagem no ensino em enfermagem: revisão integrativa
Palabras clave:
Educação, Enfermagem, Educação a distanciaResumen
Objetivo: Conhecer as evidências científicas disponíveis na literatura sobre as potencialidades e fragilidades dos ambientes virtuais de aprendizagem utilizadas no ensino em enfermagem. Método: Revisão integrativa realizada em bases de dados na área da saúde em setembro de 2015. Os descritores utilizados foram: educação; educação à distância; enfermagem. Resultando em 15 artigos. Resultados: Os ambientes virtuais no ensino em enfermagem potencializam o desenvolvimento da autonomia dos alunos, estimulam a interação e troca de conhecimento, são ambientes motivadores da aprendizagem e importante para capacitação profissional. Como fragilidades a carência de informações, desatualização dos conteúdos, limitações de manuseio nas plataformas e menor contato entre os alunos, o que implica na fragilização da prática de trabalho em equipe. Considerações finais: Essa metodologia não substitui as relações orgânicas entre sujeitos e deve possuir caráter complementar a outras metodologias de ensino a fim de evitar o distanciamento entre o profissional e paciente e entre profissionais.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La sumisión de un artículo a el Journal of Health Informatics es entendida como exclusiva y que no esta siendo considerado para publicación en otro periódico. La permisión de los autores para la publicación de su artículo en lo JHI implica en la exclusiva autorización concedida a los editores para su inclusión en la revista. Al someter un artículo, a lo autor será solicitada la permisión electrónica de una Nota de Copyright. Una mensaje electrónica será enviada a lo autor correspondiente confirmando el recibo del manuscrito y lo aceite de la Nota de Copyright.