Padrões de apresentação da insuficiência cardíaca em emergência hospitalar

Autores

  • Priscila de Carvalho Freitas Universidade Federal De Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Carolina Nicolao
  • José Antônio Linch Burmann
  • Silvio César Cazella
  • Emiliane Nogueira de Souza

Palavras-chave:

Mineração de dados, Insuficiência Cardíaca, Enfermagem em Emergência

Resumo

Objetivo: Descobrir padrões de apresentação clínica entre pacientes admitidos em uma emergência hospitalar com insuficiência cardíaca aguda. Métodos: Estudo exploratório de base de dados através da aplicação do processo de Descoberta de Conhecimento em Base de Dados, o qual é composto pelas etapas de pré-processamento, mineração de dados e pós-processamento. No estudo foi utilizado o software de código aberto com algoritmos de mineração de dados denominado Weka. Resultados: Foram analisados 965 pacientes, sendo 571(59%) mulheres. A idade média foi 80,79±12,76 anos. A maioria (635) foi classificada como laranja pelo Sistema de Triagem de Manchester, considerada condição de muita urgência com necessidade de atendimento em até 10 minutos. Os sinais e sintomas mais prevalentes foram aqueles relacionados a alterações respiratórias. Os pacientes classificados como amarelo apresentaram maior homogeneidade quando avaliados os sinais vitais. Conclusão: O padrão de apresentação clínica associado à classificação de risco de urgência e muita urgência em pacientes com insuficiência cardíaca que buscam a emergência hospitalar constitui-se, majoritariamente, de sinais e sintomas respiratórios.

Biografia do Autor

Priscila de Carvalho Freitas, Universidade Federal De Ciências da Saúde de Porto Alegre

Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Mestranda do programa de pós-graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA. Experiência profissional na área da saúde como Técnica de Enfermagem nas áreas de Terapia Intensiva - UTI adulto, pediátrica e neonatal (2015-2019). Enfermeira no Centro de Tratamento Intensivo - Adulto, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA  (2020).

 

Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/8114353166227599

 

Downloads

Publicado

19-12-2021

Como Citar

Freitas, P. de C., Nicolao, C., Burmann, J. A. L., Cazella, S. C., & Souza, E. N. de. (2021). Padrões de apresentação da insuficiência cardíaca em emergência hospitalar. Journal of Health Informatics, 13(4). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/856

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.