Um estudo longitudinal do treinamento motor com o uso de realidade aumentada

Autores

  • Gilda Aparecida de Assis Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
  • Alexandre Fonseca Brandão Universidade Estadual de Campinas – Unicamp
  • Ana Grasielle Dionisio Corrêa Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Gabriela Castellano Universidade Estadual de Campinas – Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.59681/2175-4411.v15.iEspecial.2023.1088

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, Imageamento por Ressonância Magnética, Acidente Vascular Cerebral

Resumo

Objetivo: Apresentar a arquitetura e um protocolo de treinamento com um sistema de realidade aumentada, proposto para oferecer estímulos visuais para exercícios de ombro. Métodos: Um sistema de realidade aumentada de baixo custo foi desenvolvido para fornecer imagem motora através de um braço virtual tridimensional que substitui a imagem do braço real do usuário na imagem espelhada na tela. Um protocolo foi proposto e três participantes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) crônico com diferentes níveis de hemiparesia esquerda participaram do estudo longitudinal com o sistema. As medidas da amplitude de movimento foram obtidas no início e no final de cada sessão. Resultados: Foram observadas mudanças na faixa de movimento dos participantes com hemiparesia de nível leve e moderado. A faixa de movimento do participante com paralisia total (severo) não sofreu alterações. Conclusão: O sistema de realidade aumentada é adequado para uso com participantes que apresentam diferentes níveis para paralisia do membro superior.

Biografias Autor

Gilda Aparecida de Assis, Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP

Professor Adjunto do Departamento de Computação e Sistemas, Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, Minas Gerais (MG), Brasil.

Alexandre Fonseca Brandão, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp

Pesquisador Associado do Instituto Brasileiro de Neurociência e Tecnologia - BRAINN, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Campinas (SP), Brasil.

Ana Grasielle Dionisio Corrêa, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor Adjunto da Escola de Computação e Informática, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo (SP), Brasil.

Gabriela Castellano, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp

Professor Associado do Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia, Instituto de Física Gleb Wataghin, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Campinas (SP), Brasil. Pesquisador Associado do Instituto Brasileiro de Neurociência e Tecnologia - BRAINN, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Campinas (SP), Brasil.

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Publicado

2023-07-20

Como Citar

Assis, G. A. de, Brandão, A. F., Corrêa, A. G. D., & Castellano, G. (2023). Um estudo longitudinal do treinamento motor com o uso de realidade aumentada. Journal of Health Informatics, 15(Especial). https://doi.org/10.59681/2175-4411.v15.iEspecial.2023.1088

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