Realidade aumentada no ensino de anatomia humana: revisão sistemática

Autores

  • Leonardo Januário Campos Cardoso UFMG
  • Enzo Furtado Goulart UFMG
  • Kleuber Arias Meireles Martins UNIBH
  • Laura Pires de Andrade UFMG
  • Pedro Miguel Peres Meira UniAtenas
  • Antônio Caetano dos Santos Neto FCM-MG
  • Túlio Filipe Silveira Leite UFMG
  • Arthur Walace de Oliveira Silva UFMG
  • Zilma Silveira Nogueira Reis UFMG

DOI:

https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1290

Palavras-chave:

Educação médica, Anatomia, Realidade aumentada

Resumo

Objetivo: Avaliar a realidade aumentada (RA) no ensino de anatomia humana para ciências médicas e compará-las aos métodos tradicionais, além de analisar a experiência dos estudantes. Métodos: Elaborada com base nas recomendações do PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyzes). Fez-se a busca, nas bases de dados estabelecidas, por estudos que comparassem RA com métodos tradicionais no ensino de anatomia. Critérios analisados incluíram avaliações quantitativas e dados como país, tipo de RA e de método tradicional, resultados de testes e características dos alunos. Resultados: Onze estudos foram incluídos, com 757 participantes. 49% usaram RA e 51% métodos tradicionais. Dez estudos usaram testes de múltipla escolha, três incluíram identificação de estruturas. Três estudos favoreceram RA, sete não mostraram diferenças e um mostrou desempenho superior do grupo controle em uma parte do teste. Conclusão: A RA pode facilitar o aprendizado, no entanto, os resultados não justificam a abolição dos métodos tradicionais que apresentam suas qualidades diferenciais.

Biografias Autor

Leonardo Januário Campos Cardoso, UFMG

Acadêmico de Medicina, Departamento de ciências da saúde, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte (MG), Brazil.

Enzo Furtado Goulart, UFMG

Acadêmico de Medicina, Departamento de ciências da saúde, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte (MG), Brazil.

Kleuber Arias Meireles Martins, UNIBH

Acadêmico de Medicina, Departamento de ciências da saúde, Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH, Belo Horizonte (MG), Brazil.

Laura Pires de Andrade, UFMG

Acadêmico de Medicina, Departamento de ciências da saúde, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte (MG), Brazil.

Pedro Miguel Peres Meira, UniAtenas

Acadêmico de Medicina, Departamento de ciências da saúde, Centro Universitário Atenas – UniAtenas, Belo Horizonte (MG), Brazil.

Antônio Caetano dos Santos Neto, FCM-MG

Acadêmico de Medicina, Departamento de ciências da saúde, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais - FCM-MG, Belo Horizonte (MG), Brazil.

Túlio Filipe Silveira Leite, UFMG

Acadêmico de Medicina, Departamento de ciências da saúde, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte (MG), Brazil.

Arthur Walace de Oliveira Silva, UFMG

Acadêmico de Medicina, Departamento de ciências da saúde, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte (MG), Brazil.

Zilma Silveira Nogueira Reis, UFMG

  1. Ph.D. em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Docente do Centro de Informática Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Belo Horizonte (MG), Brazil.

Referências

Aziz MA, Mckenzie JC, Wilson JS, Cowie RJ, Ayeni SA, Dunn BK. The human cadaver in the age of biomedical informatics. The Anatomical Record. 2002 Feb 15;269(1):20–32.

Sugand K, Abrahams P, Khurana A. The anatomy of anatomy: A review for its modernization. Anatomical Sciences Education. 2010;3(2):83–93.

Smith CF, Mathias HS. What impact does anatomy education have on clinical practice? Clinical Anatomy. 2010 Oct 14;24(1):113–9.

Wilson AB, Miller CH, Klein BA, Taylor MA, Goodwin M, Boyle EK, et al. A meta-analysis of anatomy laboratory pedagogies. Clinical Anatomy. 2017 Jul 6;31(1):122–33.

Duarte ML, Santos LR, Guimarães Júnior JB, Peccin MS. Learning anatomy by virtual reality and augmented reality. A scope review. Morphologie. 2020 Sep;104(347):254–66.

Su S, Wang R, Chen Z, Zhou F, Zhang Y. Augmented reality-assisted versus conventional total hip arthroplasty: a systematic review and meta-analysis. Journal of orthopaedic surgery and research. 2023 Dec 2;18(1).

Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD, et al. The PRISMA 2020 statement: an Updated Guideline for Reporting Systematic Reviews. British Medical Journal. 2021 Mar 29;372(71).

Barmaki R, Yu K, Pearlman R, Shingles R, Bork F, Osgood GM, et al. Enhancement of Anatomical Education Using Augmented Reality: An Empirical Study of Body Painting. Anatomical Sciences Education. 2019 Feb 19;12(6):599–609.

Bogomolova K, Ham IJM, Dankbaar MEW, Broek WW, Hovius SER, Hage JA, et al. The Effect of Stereoscopic Augmented Reality Visualization on Learning Anatomy and the Modifying Effect of Visual‐Spatial Abilities: A Double‐Center Randomized Controlled Trial. Anatomical Sciences Education. 2020 Jan 27;13(5):558–67.

Bork F, Lehner A, Eck U, Navab N, Waschke J, Kugelmann D. The Effectiveness of Collaborative Augmented Reality in Gross Anatomy Teaching: A Quantitative and Qualitative Pilot Study. Anatomical Sciences Education. 2020 Oct 27;

Bork F, Stratmann L, Enssle S, Eck U, Navab N, Waschke J, et al. The Benefits of an Augmented Reality Magic Mirror System for Integrated Radiology Teaching in Gross Anatomy. Anatomical Sciences Education. 2019 Feb 19;12(6):585–98.

Cercenelli L, De Stefano A, Billi AM, Ruggeri A, Marcelli E, Marchetti C, et al. AEducaAR, Anatomical Education in Augmented Reality: A Pilot Experience of an Innovative Educational Tool Combining AR Technology and 3D Printing. International Journal of Environmental Research and Public Health [Internet]. 2022 Jan 1;19(3):1024. Available from: https://www.mdpi.com/1660-4601/19/3/1024

Gnanasegaram JJ, Leung R, Beyea JA. Evaluating the Effectiveness of Learning Ear Anatomy Using Holographic Models. Journal of Otolaryngology - Head & Neck Surgery. 2020 Aug 19;49(1).

Henssen DJHA, den Heuvel L, De Jong G, Vorstenbosch MATM, Cappellen van Walsum A, Van den Hurk MM, et al. Neuroanatomy Learning: Augmented Reality vs. Cross‐Sections. Anatomical Sciences Education. 2019 Jul 19;13(3):353–65.

Hidalgo Cajo BG, Hidalgo Cajo DP, Montenegro Chanalata MG, Hidalgo Cajo IM. Realidad Aumentada Como Recurso De Apoyo En El Proceso enseñanza-aprendizaje. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado. 2021 Aug 20;24(3).

Küçük S, Kapakin S, Göktaş Y. Learning Anatomy via Mobile Augmented reality: Effects on Achievement and Cognitive Load. Anatomical Sciences Education. 2016 Mar 7;9(5):411–21.

Moro C, Štromberga Z, Raikos A, Stirling A. The Effectiveness of Virtual and Augmented Reality in Health Sciences and Medical Anatomy. Anatomical Sciences Education. 2017 Apr 17;10(6):549–59.

Weeks JK, Pakpoor J, Park BJ, Robinson NJ, Rubinstein NA, Prouty SM, et al. Harnessing Augmented Reality and CT to Teach First-Year Medical Students Head and Neck Anatomy. Academic Radiology. 2020 Aug;

Bölek KA, De Jong G, Henssen D. The Effectiveness of the Use of Augmented Reality in Anatomy education: a Systematic Review and meta-analysis. Scientific Reports. 2021 Jul 27;11(1).

Wainman B, Aggarwal A, Birk SK, Gill JS, Hass KS, Fenesi B. Virtual Dissection: An Interactive Anatomy Learning Tool. Anatomical Sciences Education. 2020 Dec 11;

Thomas RG, William John N, Delieu JM. Augmented Reality for Anatomical Education. Journal of Visual Communication in Medicine. 2010 Mar;33(1):6–15.

Hu A, Wilson T, Ladak H, Haase P, Fung K. Three-dimensional Educational Computer Model of the larynx: Voicing a New Direction. Archives of Otolaryngology--Head & Neck Surgery [Internet]. 2009 Jul 1 [cited 2023 Oct 26];135(7):677–81. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19620589/

Keedy AW, Durack JC, Sandhu P, Chen EM, O’Sullivan PS, Breiman RS. Comparison of Traditional Methods with 3D Computer Models in the Instruction of Hepatobiliary Anatomy. Anatomical Sciences Education. 2011 Mar;4(2):84–91.

Di Serio Á, Ibáñez MB, Kloos CD. Impact of an Augmented Reality System on students’ Motivation for a Visual Art Course. Computers & Education [Internet]. 2013 Oct; 68:586–96. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131512000590

Julijana Vuchkova, Maybury TS, Farah CS. Testing the Educational Potential of 3D Visualization Software in Oral Radiographic Interpretation. Journal of dental education. 2011 Nov 1;75(11):1417–25

Publicado

2024-11-19

Como Citar

Cardoso, L. J. C., Goulart, E. F., Martins, K. A. M., de Andrade, L. P., Meira, P. M. P., dos Santos Neto, A. C., … Reis, Z. S. N. (2024). Realidade aumentada no ensino de anatomia humana: revisão sistemática. Journal of Health Informatics, 16(Especial). https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1290

Artigos Similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)