Modelo openEHR: avaliação da qualidade de Projeto Orientado a Objeto

Autores

  • Reinaldo Araújo Alkimim Universidade FUMEC
  • Fernando Silva Parreiras Universidade FUMEC
  • Marcelo Rodrigues dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
  • Zilma Silveira Nogueira Reis Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
  • Cristiana Fernandes De Muylder Universidade FUMEC

Palavras-chave:

Registros Eletrônicos de Saúde, Desenho de Programas de Computador, Desenvolvimento Experimental

Resumo

Objetivo: Avaliar a qualidade de Projeto Orientado a Objeto (POO) do Modelo de Objetos da openEHR, utilizando métricas de orientação a objeto (OO). Método: Um estudo experimental foi conduzido com artefatos da implementação em Java do openEHR e com métricas OO do modelo de qualidade QMOOD. Resultados: Identificou-se que os atributos de qualidade Reusabilidade e Funcionalidade, satisfizeram as expectativas do modelo de qualidade. Já os atributos Extensabilidade e Flexibilidade, mostraram-se instáveis, enquanto Facilidade de Compreensão ficou em queda. Complementarmente, foram identificados seis problemas de POO em estratégias de detecção de problemas de POO. Conclusão: O Modelo de Objetos da openEHR tem ganho de novos recursos e tem a capacidade de reutilizar módulos já existentes para resolver um novo problema. Entretanto, novos requisitos em recursos já existentes podem ser mais trabalhosos, assim como a adaptação do projeto para novos recursos. Também apresenta dificuldade de ser aprendido e compreendido devido ao aumento da complexidade.

Biografia do Autor

Reinaldo Araújo Alkimim, Universidade FUMEC

Mestrando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade FUMEC (2002). Atualmente é analista de sistemas - CONSULTBRASIL Tecnologia e Negócios. TemM experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação.

Fernando Silva Parreiras, Universidade FUMEC

Possui estágio pós-doutoral na PUC Rio (bolsa Net2 EU FP7 PEOPLE), doutorado em Ciência da Computação Summa Cum Laude pela Universität Koblenz-Landau na Alemanha (bolsa CAPES/DAAD), mestrado em Ciência da Informação pela UFMG, especialização em Gestão Estratégica pela UFMG e graduação em Ciência da Computação pela FUMEC. Tem experiência no Brasil e no exterior em projetos de pesquisa e desenvolvimento. Na sua carreira acadêmica, produziu mais de 50 trabalhos completos publicados em periódicos e anais de congressos nacionais e internacionais, citados mais de 500 vezes, e o livro Semantic Web and Software Engineering, Wiley/IEEE. Desde 2011, é professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Foi responsável pela intermediação de acordos internacionais de cooperação acadêmica, promovendo a internacionalização do curso. Na pesquisa científica, participa da execução e coordenação de projetos de P&D no setor elétrico, saúde e engenharia de software, com financiamento FUMEC, FAPEMIG e CNPQ. Orienta dissertações sobre os temas engenharia de software, banco de dados e inteligência analítica. Na Universidade de Koblenz-Landau, Alemanha, foi o líder do grupo de trabalho WP1 do projeto MOST (Marrying Ontologies and Software Technologies), financiado pelo EU FP7-ICT. No escopo dos trabalhos do grupo, foi desenvolvida tecnologia com a SAP Research para validação de modelos de processos de negócio em ferramentas SAP. Desenvolveu tecnologia para modelagem de equipamentos de telecomunicações, embarcada em um produto da empresa polonesa Comarch. No ensino, possui 10+ anos de experiência docente em instituições como FUMEC, PUC Minas, Uni-BH. Na indústria, é diretor executivo da LIAISE, e atua desde 1999 no setor de software: desenvolveu um conjunto de ferramentas para suporte ao desenvolvimento dirigido por modelos (TwoUse Toolkit); atuou no desenvolvimento de uma solução de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) chamada Docman (Spread); melhorou o desempenho do sistema e diminuiu o tempo gasto com manutenções (attps Informática); projetou e desenvolveu um sistema para acesso e controle dos registros da qualidade ISO 9001 (SIARQ) (DATAMEC, Unisys Brasil).

Marcelo Rodrigues dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Doutor em Ciência da Informação pela UFMG (2011) , mestre em administração de empresas pela Puc Minas (2004) e graduado em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte - FAFI (1998). Possui mais de 20 anos de experiência na área de sistemas e tecnologias de informação, tendo atuado durante 13 anos como executivo de TI em empresas nacionais e multinacionais. Atualmente é líder da iniciativa Towards IHE Brazil que é patrocinada pelo DATASUS e pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). Atuou como líder de pesquisa em healthcare IT na GE Global Research - Rio de Janeiro, e professor do programa de Mestrado Profissional em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da universidade FUMEC, Minas Gerais. Como Consultor de Informática em Saúde teve atuações em diferentes projetos, a saber: Projeto de Registro Eletrônico de Saúde (RES) da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA/BH); Organização Panamericana de Saúde (OPAS); Projeto RES SUS nacional em condução pelo DATASUS; Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Participa como colaborador do GT1 (Arquitetura) da Comissão de Estudos Especiais em Informática em Saúde da ABNT / comitê TC215 da ISO. Colaborador da fundação openEHR Brasil, HL7 Brasil e associação internacional da norma ISO 13606. Membro do grupo de pesquisa do CNPQ - Informática aplicada a Saúde coordenado pela faculdade de medicina da UFMG. Linhas de pesquisa: sistemas de informação em saúde, padrões e especificações internacionais para interoperabilidade de sistemas em saúde, sistemas de registro eletrônico de saúde e modelagem de conceitos clínicos.

Zilma Silveira Nogueira Reis, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Graduada em Medicina(1988), mestre em Medicina (1993) e Doutora em Medicina (2002) pela Universidade Federal de Minas Gerais, quando obteve bolsa de doutorado-sanduiche na Alemanha, PROBRAL 113/00 (CAPES/DAAD). Possui título de especialização em estatística pelo ICEX-UFMG (2008). Realizou Estágio Sênior Pós-Doutoral no Exterior com bolsa CAPES, no 1o semestre de 2011, na Universidade do Porto, Portugal. Atualmente é Professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, do Programa de Pós-graduação em Saúde da Mulher da UFMG e Médica do Hospital das Clínicas. Pesquisadora no INCT Nano Biofar desde 2008. Coordena o Centro de Informática Médica da Faculdade de Medicina da UFMG desde 2012. É coordenadora da Diretoria de Educação da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), biênio 2015/2016. Já foi coordenadora do Serviço de Auditoria e Gestão da Fundação dos Empregados da Fiat. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Obstetrícia e Informática Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: informática médica, metodologia científica e saúde da mulher.

Cristiana Fernandes De Muylder, Universidade FUMEC

Professora e pesquisadora do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração e Mestrado Profissional em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC desde 2011. Doutora em Economia Aplicada (UFV - 16/05/2005), Mestre em Economia Rural (UFV - 2001), Especialista em Sistemas de Informação e Planejamento estratégico (PUCMinas - 1994) e Graduação em Ciência da Computação (PUCMinas - 1992). Bolsista de produtividade Pesquisador Mineiro - FAPEMIG 2013. Coordenadora de projeto CNPq/MinC/SEC N.º 80/2013. Consultora Ad Hoc CAPES (2012-2014). Líder de tema da área GCT ANPAD (2013-2014) - Política e Gestão Estratégica de Ciência, Tecnologia e Inovação Relações governo-universidade-empresa. Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq GEICE sobre gestão da inovação, inteligência competitiva e empreendedorismo, antes denominado GEIQE até 2014/1. Editora da área Gestão da Ciência, Inovação e Tecnologia da Revista AOS - Amazônia, Organizações e Sustentabilidade. Interesse de pesquisa em inovação, inteligência, clusters, estratégia, competitividade e tecnologias.

Downloads

Publicado

14-03-2017

Como Citar

Alkimim, R. A., Parreiras, F. S., dos Santos, M. R., Reis, Z. S. N., & De Muylder, C. F. (2017). Modelo openEHR: avaliação da qualidade de Projeto Orientado a Objeto. Journal of Health Informatics, 9(1). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/412

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)