Avaliação de usabilidade de ambiente virtual de aprendizagem com profissionais de saúde

Autores

  • Roberta Barbosa de Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Nara Mirana Portela Universidade Federal de Pernambuco
  • Amadeu Sá de Campos Filho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1257

Palavras-chave:

Profissionais de saúde, Educação a Distância, Teste de Usabilidade

Resumo

Objetivo: Avaliar a usabilidade de um ambiente virtual de aprendizagem na capacitação e desenvolvimento de profissionais de saúde. Metodologia: Estudo primário, observacional, transversal de abordagem quantitativa e qualitativa através de estudo de caso. A pesquisa foi dividida em duas fases: na primeira fase foi mapeado o perfil e as habilidades digitais dos profissionais de Saúde e na etapa seguinte foi realizado o teste de usabilidade na plataforma de ensino à distância. Resultados: Os resultados revelaram uma boa aceitação pelos agentes com a plataforma, com taxa de eficiência no valor de 0.56 eficácia 0.95, e satisfação 0.82. O valor global de usabilidade foi de 75 pontos, o que caracteriza uma boa usabilidade. Conclusão: A avaliação da usabilidade da plataforma permitiu observar aspectos satisfatórios, além disso, foi possível detectar pontos onde a plataforma pode ser melhorada como, por exemplo, interface com menos informações garantindo assim, que seu uso seja facilitado e intuitivo.

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Publicado

19-11-2024

Como Citar

de Souza, R. B., Portela, N. M., & de Campos Filho, A. S. (2024). Avaliação de usabilidade de ambiente virtual de aprendizagem com profissionais de saúde. Journal of Health Informatics, 16(Especial). https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1257

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