Validação de conteúdo do módulo “Planejamento de Enfermagem” de um aplicativo móvel educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59681/2175-4411.v17.2025.1482

Palavras-chave:

Estudo de Validação, Terminologia Padronizada em Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Processo de enfermagem, Aplicativos Móveis, Tecnologia Educacional

Resumo

Objetivo: validar o conteúdo do módulo “Planejamento de Enfermagem” de um aplicativo móvel para ensino do processo de enfermagem. Método: estudo metodológico com duas etapas: definição e validação do conteúdo. O conteúdo foi composto por resultados da Classificação de Resultados de Enfermagem e intervenções da Classificação das Intervenções de Enfermagem, selecionados para diagnósticos da NANDA Internacional do aplicativo. A técnica Delphi foi utilizada, com duas rodadas de avaliação e consenso. Utilizou-se estatística descritiva para analisar os dados. Resultados: foram validados resultados e intervenções de enfermagem para todos os diagnósticos do aplicativo. A avaliação das especialistas levou à exclusão de alguns itens, ajustes em outros e inclusão de novas intervenções, garantindo a adequação e coerência do conteúdo. Conclusão: a validação do módulo garantiu a padronização da linguagem e a pertinência do conteúdo para o ensino, contribuindo para o desenvolvimento de recurso educacional estruturado para apoiar o raciocínio clínico de estudantes e profissionais de enfermagem.

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Biografia do Autor

Gabriela Tavares Boscarol, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Ciências da Saúde. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Patrícia de Oliveira Salgado, Universidade Federal de Viçosa

Professora Associada I do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa – UFV.

Meire Chucre Tannure, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professora Adjunta IV do Curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Coração Eucarístico – PUC Minas.

Camila Santana Domingos, Universidade Federal de Viçosa

Doutora. Enfermeira técnica do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa – UFV.

Tamara Gonçalves Rezende Macieira, University of Florida College of Nursing

Professora Adjunta na Escola de Enfermagem da Universidade da Flórida – UF

Carla de Fatima Januario, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Ciências da Saúde. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Tânia Couto Machado Chianca, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular do Departamento de Enfermagem Básica da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

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Publicado

23-12-2025

Como Citar

Tavares Boscarol, G., de Oliveira Salgado, P., Chucre Tannure, M., Santana Domingos, C., Gonçalves Rezende Macieira, T., de Fatima Januario, C., & Couto Machado Chianca, T. (2025). Validação de conteúdo do módulo “Planejamento de Enfermagem” de um aplicativo móvel educacional. Journal of Health Informatics, 17(1). https://doi.org/10.59681/2175-4411.v17.2025.1482

Edição

Seção

Artigo Original

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