Mensuração do tempo dos registros manual e eletrônico da Sistematização da Assistência de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva
Palavras-chave:
Assistência de Enfermagem, Estudos de Séries Temporais, 3. Informática em Enfermagem, Gerenciamento do Tempo.Resumo
Objetivos: Mensurar o tempo do registro manual e eletrônico da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Métodos: Em estudo experimental antes e depois, o registro eletrônico foi mensurado mediante o uso de sistema informatizado e o registro manual em impressos. As tarefas foram previamente sorteadas e realizadas por oito enfermeiros. A mensuração ocorreu durante quatro horas nos períodos manhã, tarde e noite, em seis fases idênticas, com intervalos de um mês. Os dados foram analisados com Wilcoxon, p menor 0,05. Resultados: O registro eletrônico do “Registro do Exame Físico” e “Diagnóstico de Enfermagem” levou mais tempo de execução que o manual, p menor 0,05 e o registro eletrônico da “Prescrição de Enfermagem” e “Evolução de Enfermagem” levou menos tempo de realização, p menor 0,04 e p menor 0,0002. Conclusões: O aumento do tempo no registro eletrônico ocorreu devido o sistema requerer informações complexas e a diminuição do tempo ocorreu em decorrência da facilidade de acesso às informações do sistema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de um artigo ao Journal of Health Informatics é entendida como exclusiva e que não está sendo considerada para publicação em outra revista. A permissão dos autores para a publicação de seu artigo no J. Health Inform. implica na exclusiva autorização concedida aos editores para incluí-lo na revista. Ao submeter um artigo, ao autor será solicitada a permissão eletrônica de um Termo de Transferência de Direitos Autorais. Uma mensagem eletrônica será enviada ao autor correspondente confirmando o recibo do manuscrito e o aceite da Declaração de Direito Autoral.