Objetos de Aprendizagem: Uma Revisão Integrativa na Área da Saúde

Autores

  • Carolina Sturm Trindade Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Alessandra Dahmer Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Caroline Tozzi Reppold Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Palavras-chave:

Tecnologia da informação, Literatura de revisão, Informática em saúde

Resumo

Objetivos:

Identificar publicações acadêmicas e científicas referentes a objetos de aprendizagem desenvolvidos para a área da saúde (OAS). Métodos: Revisão integrativa, utilizando-se PubMed, LILACS, Portal de Periódico Capes, os periódicos IJELLO e Learning Techology Newsletter e expressão de busca "((learning objects) or (learning object))". Resultados: Selecionaram-se 38 trabalhos, abrangendo artigos (26), teses (4), dissertações (6) e trabalhos de curso profissionalizantes (2). Foram identificados: público alvo; área temática, concepção pedagógica que norteia a criação/desenvolvimento destes OAS; tipo de estudo realizado; forma de avaliação referente à utilização ou caraterísticas dos OAS; periódicos em que são publicados os trabalhos. Conclusão: A maioria dos estudos apresentados é descritiva, relatando predominantemente como público alvo enfermeiros e médicos. Prevalecem as avaliações que utilizam instrumentos não validados, mesclando análises quantitativa e qualitativa, referendando aspectos técnicos e pedagógicos. A utilização de OAS parece ser promissora no sentido de contribuir para o desenvolvimento educacional dos estudantes e profissionais da saúde.

Biografia do Autor

Carolina Sturm Trindade, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Professora Assistente do Departamento de Educação e Informação em Saúde, Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde de Porto Alegre Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA, Porto Alegre,

Alessandra Dahmer, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Professora Adjunta do Departamento de Educação e Informação em Saúde, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA, Porto Alegre, RS

Caroline Tozzi Reppold, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia, Professora do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde de Porto Alegre - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA, Porto Alegre, RS.

Downloads

Publicado

16-03-2014

Como Citar

Trindade, C. S., Dahmer, A., & Reppold, C. T. (2014). Objetos de Aprendizagem: Uma Revisão Integrativa na Área da Saúde. Journal of Health Informatics, 6(1). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/300

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)