Ferramenta computacional para gestão de disciplinas no ensino superior

Autores/as

  • Valéria Cristina Gabassa
  • Chris Mayara Tibes Universidade Federal de São Carlos
  • Jéssica David Dias
  • Sueli Fátima Sampaio
  • Silvia Helena Zem-Mascarenhas

Palabras clave:

Educação, Enfermagem, Gestão da informação em saúde

Resumen

Trata-se de um relato de experiência com o objetivo de descrever a elaboração de uma ferramenta computacional para gerenciar as informações pertinentes às disciplinas ministradas em um curso de graduação em enfermagem. A ferramenta foi elaborada utilizando-se o Microsoft Excel®, os dados quantitativos e qualitativos da disciplina foram dispostos em tabelas e gráficos através de recursos específicos do programa. Como resultado obteve-se treze planilhas de controle com informações qualitativas sobre os seminários apresentados pelos alunos e quantitativas de frequência, ausência, entrega de sínteses reflexivas, notas e avaliação da disciplina. A utilização deste gerenciador permitiu a geração de indicadores que agregaram valor para o acompanhamento do desempenho dos alunos e para a avaliação final da disciplina. A ferramenta trouxe uma forma inovadora de gestão do processo de ensino e de aprendizagem em tempo real, podendo também ser aplicada em outros cenários como o da prática e da pesquisa.

Biografía del autor/a

Valéria Cristina Gabassa

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos.

Chris Mayara Tibes, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos.

Jéssica David Dias

Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos.

Sueli Fátima Sampaio

Professora no Departamento de Enfermagem na Universidade Federal de São Carlos.

Silvia Helena Zem-Mascarenhas

Professora no Departamento de Enfermagem na Universidade Federal de São Carlos.

Publicado

2015-06-07

Cómo citar

Gabassa, V. C., Tibes, C. M., Dias, J. D., Sampaio, S. F., & Zem-Mascarenhas, S. H. (2015). Ferramenta computacional para gestão de disciplinas no ensino superior. Journal of Health Informatics, 7(2). Recuperado a partir de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/333

Número

Sección

Relato de Experiência

Artículos similares

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a