Explicação situacional da implantação de educação a distância em uma escola de saúde
Palabras clave:
Educação a Distância, Educação em saúde, Planejamento estratégico situacionalResumen
Objetivo: Descrever os desafios e fortalezas oriundos da experiência de implantação de Educação a Distância em uma escola de saúde pública. Método: Pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados a partir da técnica de grupo focal e analisados à luz do método de Planejamento Estratégico Situacional, de Carlos Matus. Resultados: Os problemas apontados pelo grupo focal foram interpretados como pontos—chaves: meta/decisão da gestão; influência de atores externos; conhecimento/habilidade/atitude insuficientes; formação/qualificação/atualização insuficientes; relevância da EaD na cultura institucional; insegurança institucional para a EaD; inovação pela tecnologia, para cada qual foram elaborados fluxogramas explicativos. Conclusão: O processo de implantação atendeu à missão, visão e valores da escola, porém há a necessidade de melhorias na infraestrutura existente, relacionada principalmente à capacitação dos recursos humanos para a Educação a Distância e modelos híbridos, criação de protocolos internos de avaliação dos processos e planos de ação, projetos e programas na escola.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La sumisión de un artículo a el Journal of Health Informatics es entendida como exclusiva y que no esta siendo considerado para publicación en otro periódico. La permisión de los autores para la publicación de su artículo en lo JHI implica en la exclusiva autorización concedida a los editores para su inclusión en la revista. Al someter un artículo, a lo autor será solicitada la permisión electrónica de una Nota de Copyright. Una mensaje electrónica será enviada a lo autor correspondiente confirmando el recibo del manuscrito y lo aceite de la Nota de Copyright.