Experiência computacional de enfermeiros brasileiros de um Hospital Universitário

Autores

  • Luciana Schleder Gonçalves Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Talita Candida Castro Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Soraya de Andrade Fialek Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Palavras-chave:

Enfermagem, Informática em Enfermagem, Conhecimentos em Informática

Resumo

O presente estudo teve o objetivo de identificar a experiência computacional dos enfermeiros de um hospital universitário do Sul do Brasil, por meio da pesquisa exploratória do tipo survey. A análise dos resultados obtidos, a partir da aplicação do questionário Staggers sobre a Experiência Computacional de Enfermeiros® foi realizada com auxílio de estatística descritiva. Observou-se que o uso do computador na prática dos enfermeiros está intimamente relacionado às atividades administrativas. Quanto ao perfil dos participantes, destaca-se a predominância de enfermeiros iniciantes na aplicação de ferramentas da informática nas suas práticas, embora a sua maioria utilize frequentemente o computador. Conclui-se que o computador e os sistemas de informação em saúde fazem parte da realidade de trabalho dos participantes, sendo considerados recursos indispensáveis a sua atuação. Reflete-se sobre a relevância de mais estudos nesta área, bem como sobre o modo como a temática tem sido abordada nas escolas formadoras.

Biografia do Autor

Luciana Schleder Gonçalves, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Área de Administração e Planejamento de Serviços de Saúde

Departamento de Enfermagem

Downloads

Publicado

20-09-2015

Como Citar

Gonçalves, L. S., Castro, T. C., & Fialek, S. de A. (2015). Experiência computacional de enfermeiros brasileiros de um Hospital Universitário. Journal of Health Informatics, 7(3). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/342

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)