Explicação situacional da implantação de educação a distância em uma escola de saúde

Autores/as

  • Aldiney José Doreto SBIS
  • Luciana Schleder Gonçalves
  • Adeli Regina Prizybicien de Medeiros

Palabras clave:

Educação a Distância, Educação em saúde, Planejamento estratégico situacional

Resumen

Objetivo: Descrever os desafios e fortalezas oriundos da experiência de implantação de Educação a Distância em uma escola de saúde pública. Método: Pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados a partir da técnica de grupo focal e analisados à luz do método de Planejamento Estratégico Situacional, de Carlos Matus. Resultados: Os problemas apontados pelo grupo focal foram interpretados como pontos—chaves: meta/decisão da gestão; influência de atores externos; conhecimento/habilidade/atitude insuficientes; formação/qualificação/atualização insuficientes; relevância da EaD na cultura institucional; insegurança institucional para a EaD; inovação pela tecnologia, para cada qual foram elaborados fluxogramas explicativos. Conclusão: O processo de implantação atendeu à missão, visão e valores da escola, porém há a necessidade de melhorias na infraestrutura existente, relacionada principalmente à capacitação dos recursos humanos para a Educação a Distância e modelos híbridos, criação de protocolos internos de avaliação dos processos e planos de ação, projetos e programas na escola.

Publicado

2021-03-15

Cómo citar

Doreto, A. J., Gonçalves, L. S., & Medeiros, A. R. P. de. (2021). Explicação situacional da implantação de educação a distância em uma escola de saúde. Journal of Health Informatics, 12. Recuperado a partir de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/808

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