Sobre a Revista

Foco e Escopo

O escopo do Journal of Health Informatics compreende:

  • Sistemas de Informação, incluindo sistemas de registro nacionais e internacionais, sistemas de informação hospitalar, sistemas de manipulação de documentação, Prontuário Eletrônico do Paciente, sistemas integrados de padronização, etc;
  • Aspectos organizacionais, sociais, éticos e de custo-benefício das aplicações baseadas em TI relacionados à área da saúde;
  • Sistemas de Apoio à Decisão que usam heurística, algoritmos ou métodos estatísticos como a teoria da decisão, desenvolvimento de protocolos, inteligência artificial, etc;
  • Avaliação de programas educacionais pertinentes à Informática em Saúde, na qual os temas de aprendizados são da área de informática em saúde.
  • Desenvolvimento e utilização de terminologias na área de sáude.

O J. Health Inform. publica os seguintes tipos de contribuições: Artigo Original, Revisão, Relato de Experiência, Atualização, Informe Técnico e Carta ao Editor.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos, após aprovação pelo corpo editorial, serão encaminhados para análise e avaliação de um a dois consultores (avaliadores), sendo o anonimato garantido em todo o processo de julgamento. Caso haja discordância entre os pareceres, o Corpo Editorial dispõe de plena autoridade para decidir sobre a conveniência de aceitação do trabalho. Somente após aprovação final dos editores e consultores, os trabalhos serão encaminhados para publicação. Os comentários serão devolvidos aos autores para as modificações no texto ou justificativas do não atendimento às recomendações dos consultores. Os trabalhos não aceitos serão devolvidos aos autores. Os nomes dos consultores permanecerão em sigilo, omitindo-se também, perante os relatores, os nomes dos autores.

Os manuscritos submetidos como Informe Técnico e Carta ao Editor não são avaliados por pares. Os Artigos Originais e de Revisão, Atualização e Relato de Experiência são avaliados por pelo menos dois revisores. Os critérios a serem julgados no manuscrito/documento incluem:

  • relevância do tema para a área de Informática em Saúde,
  • atualização do mesmo,
  • observância dos preceitos metodológicos e éticos na pesquisa.

Periodicidade

Fluxo Contínuo

Histórico

Journal of Health Informatics surge em 2009 como um periódico semestral, passando já em 2010 a ser publicado trimestralmente, periodicidade que manteve até 2021. Em 2022 voltou a publicar semestralmente e em 2024 passa a publicar em fluxo contínuo.

A revista publica também, como volume especial, os anais do Congresso Brasileiro de Informática em Saúde .

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.