Desafios na retenção de alunos em cursos online em Saúde Digital
DOI:
https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1354Palavras-chave:
Saúde Digital, Evasão Escolar, Educação a DistânciaResumo
Objetivo: descrever a oferta de um conjunto de cursos online em Saúde Digital composto de uma etapa autoinstrucional e outra tutorada, e estudar o perfil de evasão dos estudantes matriculados. Método: análise de dados retrospectivos, com estatística descritiva. Resultados: Observou-se altas taxas de evasão nos cursos autoinstrucionais, particularmente nos períodos entre a inscrição e matrícula no ambiente online e entre a matrícula e o início de atividades. As taxas de aprovação foram crescentes entre os estudantes que permaneceram ativos. Nos cursos tutorados, a evasão também ocorreu nas fases iniciais e as taxas de aprovação foram crescentes. Conclusão: Altas taxas de evasão são um desfecho comum em cursos online e reconhecer as expectativas de cada participante pode contribuir para uma interpretação mais realista do sucesso neste perfil de atividade.
Referências
Alturki U, Aldraiweesh A. Integrated TTF and self-determination theories in higher education: The role of actual use of the massive open online courses. Front Psychol [Internet]. 2 de fevereiro de 2023 [citado 9 de junho de 2024];14. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2023.1108325/full DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1108325
Dong L, Ji T, Zhang J. Motivational Understanding of MOOC Learning: The Impacts of Technology Fit and Subjective Norms. Behav Sci. fevereiro de 2023;13(2):98. DOI: https://doi.org/10.3390/bs13020098
Huang H, Jew L, Qi D. Take a MOOC and then drop: A systematic review of MOOC engagement pattern and dropout factor. Heliyon. 1o de abril de 2023;9(4):e15220. DOI: https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2023.e15220
Bayne S, Ross J. The pedagogy of the Massive Open Online Course (MOOC): the UK view. 6 de março de 2014 [citado 30 de maio de 2024]; Disponível em: https://www.research.ed.ac.uk/en/publications/the-pedagogy-of-the-massive-open-online-course-mooc-the-uk-view
Kop R. The challenges to connectivist learning on open online networks: Learning experiences during a massive open online course. Int Rev Res Open Distrib Learn. 25 de março de 2011;12(3):19–38. DOI: https://doi.org/10.19173/irrodl.v12i3.882
Milligan C, Littlejohn A. Supporting professional learning in a massive open online course. Int Rev Res Open Distrib Learn [Internet]. 3 de outubro de 2014 [citado 30 de maio de 2024];15(5). Disponível em: https://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/1855 DOI: https://doi.org/10.19173/irrodl.v15i5.1855
Dwyer M, Prior SJ, Van Dam PJ, O’Brien L, Griffin P. Development and Evaluation of a Massive Open Online Course on Healthcare Redesign: A Novel Method for Engaging Healthcare Workers in Quality Improvement. Nurs Rep Pavia Italy. 14 de novembro de 2022;12(4):850–60. DOI: https://doi.org/10.3390/nursrep12040082
Zhang G, Kim D Wan, Qi J, Zhao C. What factors influence MOOC course completion? An investigation of course completion and workplace benefits from interpersonal attraction theory perspective. Front Psychol [Internet]. 22 de novembro de 2022 [citado 9 de junho de 2024];13. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2022.1055108/full DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.1055108
Lee Y, Song HD. Motivation for MOOC learning persistence: An expectancy–value theory perspective. Front Psychol [Internet]. 16 de agosto de 2022 [citado 9 de junho de 2024];13. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2022.958945/full DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.958945
RUTE. Redes de Colaboração de Comunidades (RCC) | Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) [Internet]. 2024 [citado 31 de maio de 2024]. Disponível em: https://rcc.rnp.br
CETIC. Cetic.br - Centro Regional para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. 2024 [citado 31 de maio de 2024]. Cetic.br. Disponível em: https://cetic.br
SBIS. SBIS. 2024 [citado 31 de maio de 2024]. Sociedade Brasileira de Informática em Saúde. Disponível em: https://sbis.org.br/
Brasil. Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Departamento de Informática do SUS. [Internet]. 1o ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2020. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategia_saude_digital_Brasil.pdf
Brasil. Resolução CNS No 510/2016 [Internet]. 2016. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf
Feng W, Tang J, Liu TX. Understanding Dropouts in MOOCs. Proc AAAI Conf Artif Intell. 17 de julho de 2019;33(01):517–24. DOI: https://doi.org/10.1609/aaai.v33i01.3301517
Khalil H, Ebner M. MOOCs Completion Rates and Possible Methods to Improve Retention - a Literature Review: World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications. Proc World Conf Educ Multimed Hypermedia Telecommun 2014. 2014;1236–44.
Hill P. e-Literate. 2013 [citado 9 de junho de 2024]. Emerging Student Patterns in MOOCs: A Graphical View. Disponível em: https://eliterate.us/emerging_student_patterns_in_moocs_graphical_view/
Tinto V. Dropout from Higher Education: A Theoretical Synthesis of Recent Research. Rev Educ Res. 1975;45(1):89–125. DOI: https://doi.org/10.3102/00346543045001089
Lee Y, Choi J. A review of online course dropout research: implications for practice and future research. Educ Technol Res Dev. 1o de outubro de 2011;59(5):593–618. DOI: https://doi.org/10.1007/s11423-010-9177-y
Borrella I, Caballero-Caballero S, Ponce-Cueto E. Taking action to reduce dropout in MOOCs: Tested interventions. Comput Educ. 1o de abril de 2022;179:104412. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2021.104412
EDX. MITx. 2024 [citado 31 de maio de 2024]. Statistics and Data Science MicroMasters® Program. Disponível em: https://www.edx.org/masters/micromasters/mitx-statistics-and-data-science
Bandura A. Toward a Psychology of Human Agency. Perspect Psychol Sci. 1o de junho de 2006;1(2):164–80. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1745-6916.2006.00011.x
Henderikx MA, Kreijns K, Kalz M. Refining success and dropout in massive open online courses based on the intention–behavior gap. Distance Educ. 2 de setembro de 2017;38(3):353–68. DOI: https://doi.org/10.1080/01587919.2017.1369006
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de um artigo ao Journal of Health Informatics é entendida como exclusiva e que não está sendo considerada para publicação em outra revista. A permissão dos autores para a publicação de seu artigo no J. Health Inform. implica na exclusiva autorização concedida aos editores para incluí-lo na revista. Ao submeter um artigo, ao autor será solicitada a permissão eletrônica de um Termo de Transferência de Direitos Autorais. Uma mensagem eletrônica será enviada ao autor correspondente confirmando o recibo do manuscrito e o aceite da Declaração de Direito Autoral.