Estratégias tecnológicas para o ensino de habilidades em procedimento de punção venosa periférica

Autores

  • Lucas Costa Amaral de Sousa Universidade Federal de Pernambuco
  • Leonardo Afonso Lorenzoni Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Alessandra da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Amadeu Sá de Campos Filho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1259

Palavras-chave:

Gamificação, Educação a Distância, Cateterismo Periférico

Resumo

Objetivo: Este estudo tem como objetivo propor uma estratégia de ensino remoto para desenvolver habilidades de Punção Venosa Periférica (PVP) com base em metodologias de gamificação e agentes inteligentes conversacionais (Chatbots). Metodologia: A metodologia adotada consistiu em um estudo transversal com abordagem descritiva, empregando métodos qualitativos e quantitativos. Resultados: Foram desenvolvidos quatro módulos de um curso online baseado em metodologias de gamificação com a plataforma Moodle. Esses módulos foram avaliados quanto à satisfação, usabilidade e aprendizado utilizando protocolos padronizados. De acordo com a análise dos resultados do questionário System Usabilidade Scale (SUS), o curso obteve nota 79 em 100 indicando boa usabilidade e bom índice de aceitação, mas também revela que usabilidade precisa ser revista devido a problemas no desenvolvimento de alguns objetos de aprendizagem. Conclusão: A utilização de recursos instrucionais interativos mostrou ser uma abordagem promissora para promover engajamento, comunicação e habilidades de resolução de problemas dentro do curso.

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Publicado

19-11-2024

Como Citar

de Sousa, L. C. A., Lorenzoni, L. A., da Silva, M. A., & de Campos Filho, A. S. (2024). Estratégias tecnológicas para o ensino de habilidades em procedimento de punção venosa periférica. Journal of Health Informatics, 16(Especial). https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1259

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