GestBucalSD: avaliação da satisfação do usuário em saúde bucal por plataforma digital

Autores

  • Wellen Carla da Luz Benfica Costa Secretaria Municipal de Saúde de Rio Vermelho
  • Nilcema Figueiredo Universidade Federal de Pernambuco
  • Valéria Fernandes Carvalho Costa Secretaria Municipal de Saúde de Luziânia
  • Amanda Maria Chaves UNIFACOL
  • Gabriel de Lima Nascimento UNIFACOL
  • Rafael Alves Guimarães Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1262

Palavras-chave:

Satisfação dos Usuários, Serviços de Saúde Bucal, Atenção Primária em Saúde

Resumo

Objetivo: Avaliar a satisfação dos usuários de serviços de saúde bucal com uso da plataforma web-based -GestBucalSD. Método: Realizou-se estudo quantitativo, transversal com usuários da Atenção Primária em Saúde, Rio Vermelho, Minas Gerais. Utilizou-se módulo contendo: questionário digital estruturado para caracterização do usuário, medição da satisfação (escala curta e indicador Net Promoter Score); autoprocessamento dos resultados; e, disponibilização em dashboards. Analisou-se descritivamente os dados. Resultados: Os usuários estiveram muito satisfeitos (frequência acima 80%), nota média do NPS 9,49. O perfil investigado predominou mulheres, solteiros(as) e pardos(as); vivendo com 1-3 pessoas, ensino médio completo, renda de 1 a 2 salários-mínimos; e, sem dor de dente. Conclusão: Houve potencial efetividade do uso do GestBucalSD à avaliação da satisfação do usuário para tomada de decisão e melhoria dos serviços centrada nos pacientes, aprimoramento do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação e promoção do controle social.

Biografia do Autor

Wellen Carla da Luz Benfica Costa, Secretaria Municipal de Saúde de Rio Vermelho

Especialista em Saúde Digital, Coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Vermelho, MG/Brasil.

Nilcema Figueiredo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Odontologia e Saúde Coletiva e Especialista em Saúde Digital, Professora Associada, Área Acadêmica de Saúde Coletiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE/Brasil.

Valéria Fernandes Carvalho Costa, Secretaria Municipal de Saúde de Luziânia

Especialista em Saúde Digital, Coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Luziânia, Go/Brasil.

Amanda Maria Chaves, UNIFACOL

Mestre em Ciência da Computação, Professora da UNIFACOL, Vitória de Santo Antão, PE/Brasil.

Gabriel de Lima Nascimento, UNIFACOL

Acadêmico do Curso de Sistema de Informação da UNIFACOL, Vitória de Santo Antão, PE/Brasil.

Rafael Alves Guimarães, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Medicina Tropical, Professor Adjunto, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO/Brasil.

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Publicado

19-11-2024

Como Citar

Costa, W. C. da L. B., Figueiredo, N., Costa, V. F. C., Chaves, A. M., Nascimento, G. de L., & Guimarães, R. A. (2024). GestBucalSD: avaliação da satisfação do usuário em saúde bucal por plataforma digital. Journal of Health Informatics, 16(Especial). https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1262

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