Sistema de informação como instrumento de gestão: perspectivas e desafios em um hospital filantrópico

Autores

  • Lívia Cozer Montenegro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria José Menezes Brito Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ricardo Bezerra Cavalcante Universidade Federal de São João Del Rei
  • Carolina da Silva Caram Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gisele Alves Mota Cunha Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Enfermagem, Sistemas de informação, Tecnologia da informação, Gerência

Resumo

 

A implantação de Sistemas de Informação em Saúde (SIS) tem sido exigência dos modelos de gestão devido o crescente custo da atenção à saúde, necessidade de ampliação da cobertura dos serviços, aumento das exigências dos consumidores e incorporação de tecnologias. Com o objetivo de conhecer a percepção dos profissionais acerca do SIS e sua utilização para tomada de decisão, realizou-se um estudo de caso de abordagem qualitativa com oito profissionais que ocupavam o cargo de gestão em um Hospital de Belo Horizonte. Para a coleta de dados realizou-se entrevistas e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a utilização do SIS no trabalho permite fácil acesso a protocolos institucionais e capacita o profissional para a tomada de decisão aumentando seu grau de autonomia. O SIS tem implicações na qualidade da assistência uma vez que fornece subsídios para a tomada de decisão dos profissionais.

 

Biografia do Autor

Lívia Cozer Montenegro, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Enfermagem Aplicada. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Administração e Enfermagem. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Maria José Menezes Brito, Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Vice-Líder do Núcleo de Pesquisa Administração e Enfermagem. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Ricardo Bezerra Cavalcante, Universidade Federal de São João Del Rei

Pós-doutorado em Ciência da Informação. Doutorado em Ciência da Informação. Professor adjunto da Universidade Federal de São João Del Rei, Minas Gerais, Brasil.

Carolina da Silva Caram, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Mestranda da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro e Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Administração e Enfermagem. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Gisele Alves Mota Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Downloads

Publicado

29-03-2013

Como Citar

Montenegro, L. C., Brito, M. J. M., Cavalcante, R. B., Caram, C. da S., & Cunha, G. A. M. (2013). Sistema de informação como instrumento de gestão: perspectivas e desafios em um hospital filantrópico. Journal of Health Informatics, 5(1). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/203

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)