Construção de sistemas de informação para o processo de enfermagem: uma revisão integrativa

Autores

  • Erik Cristóvão Araújo Melo Universidade Federal de Campina Grande
  • Bertha Cruz Enders Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

PProcessos de Enfermagem, Informática em Enfermagem, Sistemas de Informação

Resumo

Este estudo buscou realizar uma revisão integrativa dos sistemas de informação que utilizam o Processo de Enfermagem (PE), descrevendo os sistemas de classificações, as metodologias e as ferramentas computacionais. Utilizaram-se as bases de dados CINAHL, PUBMED, MEDLINE, LILACS, COCHRANE, SCIELO e IBECS. Os descritores utilizados foram Processos de Enfermagem, Informática em Enfermagem, Sistema de Informação em Enfermagem. Resultados: Foram encontrados 14 artigos, destacando-se publicações brasileiras, a base de dados SciELO e o período entre 2001 e 2012. Identificou-se a utilização de todas as etapas do PE e utilização das classificações NANDA I, NIC, NOC e CIPE®. Os principais processos de desenvolvimento foram baseados no ciclo de vida, a linguagem de programação foram Delphi e o JEE e o sistema gerenciador de banco de dados foi o Microsoft Access. Conclusão: Os sistemas de informação facilitam a implantação do PE, por isso devemos difundir as ações de construção destes, aproximando cada vez mais a enfermagem destas novas tecnologias.

Biografia do Autor

Erik Cristóvão Araújo Melo, Universidade Federal de Campina Grande

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Professor Assistente I do curso de Enfermagem (Campus Campina Grande) Doutorando em Enfermagem (UFRN) Mestre em Saúde Pública (UEPB) / Especialista em Gestão em Enfermagem (UNIFESP)

Downloads

Publicado

29-03-2013

Como Citar

Melo, E. C. A., & Enders, B. C. (2013). Construção de sistemas de informação para o processo de enfermagem: uma revisão integrativa. Journal of Health Informatics, 5(1). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/233

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.