Big Data e Nuvens Computacionais: Aplicações em Saúde Pública e Genômica

Autores

  • Fabricio Alves Barbosa da Silva Programa de Computação Científica Fundação Oswaldo Cruz

Palavras-chave:

Saúde Pública, Genômica, Banco de Dados, Computação de Alto Desempenho

Resumo

Big Data é um termo utilizado para descrever conjuntos de dados cuja captura, armazenamento, distribuição e análise requerem métodos e tecnologias avançadas devido a qualquer combinação de seu tamanho (volume), a frequência de atualização (velocidade) e diversidade (heterogeneidade). Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre aplicações de Big Data em saúde pública e em genômica. São descritos diversos exemplos, e alguns desafios tecnológicos relacionados com a análise destes dados são identificados. Também é discutida a utilização de nuvens computacionais no processamento de Big Data. No nosso ponto de vista, a nuvem computacional é uma plataforma adequada para o processamento de grandes volumes de dados, e pode ser usada também em diversas aplicações relacionadas à saúde pública e genômica. Diversos trabalhos disponíveis na literatura e citados neste artigo corroboram esta visão.

Biografia do Autor

Fabricio Alves Barbosa da Silva, Programa de Computação Científica Fundação Oswaldo Cruz

Pesquisador em Saúde Pública da FIOCRUZ (área: Matemática Aplicada - Programa de Computação Científica) e Professor do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Biologia Computacional e Sistemas da FIOCRUZ.

Downloads

Publicado

30-04-2016

Como Citar

Silva, F. A. B. da. (2016). Big Data e Nuvens Computacionais: Aplicações em Saúde Pública e Genômica. Journal of Health Informatics, 8(2). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/336

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.