Instrumento de avaliação de implantação de Sistemas de Informação em Saúde

Autores

  • Thais Ciarallo Mauer Universidade Federal de São Paulo
  • Heimar Fatima Marin Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Sistemas de Informação em Saúde (SIS), Implantação, Avaliação

Resumo

Objetivo: Traduzir do idioma inglês para o português e validar o instrumento de avaliação de implantação de Sistemas de Informação em Saúde, “Clinical Information System Implementation Evaluation Scale (Cisies)”. Métodos: Etapa I – Tradução do instrumento; Etapa II – Validação; Etapa III – Categorização das sentenças do instrumento. Resultados: A adaptação do Cisies para o português resultou no instrumento de avaliação “Escala de Eficácia da Implantação de Sistemas de Informação Clínicos”; As 37 sentenças do instrumento foram enquadradas em 19 aspectos de estudo, para os quais procurou-se associar indicadores que possam orientar à tomada de ações corretivas ou preventivas para aquela questão da implantação. Conclusão: O instrumento foi traduzido e validado conforme objetivo proposto e pode contribuir para o sucesso na implantação de SIS por possibilitar um processo continuado desde a implantação, com avaliação, acompanhamento, manutenção, até obter-se a efetiva maturidade da tecnologia adotada.

Biografia do Autor

Thais Ciarallo Mauer, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Ciência da Computação, especializações na área da saúde. Atua como gerente de Tecnologia da Informação em hospital. Tem interesse em pesquisas no âmbito da Informática em Saúde que possam ser ilustradas na atividade profissional e que esta, por sua vez, possa ser complemento para aquelas.

Downloads

Publicado

27-11-2017

Como Citar

Mauer, T. C., & Marin, H. F. (2017). Instrumento de avaliação de implantação de Sistemas de Informação em Saúde. Journal of Health Informatics, 9(4). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/510

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.