Análise da plasticidade neuronal com o uso de jogos eletrônicos

Autores

  • Rodrigo Antonio Pessini Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Rafael de Menezes Reis Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Hilton Vicente César Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Luciano Gamez Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal de São Paulo.

Palavras-chave:

Jogos de vídeo, Neurônios, Plasticidade neuronal

Resumo

Objetivo: Analisar os trabalhos da literatura que abordam o estudo da plasticidade neuronal com o uso de jogos eletrônicos. Método: Realizar uma revisão sistemática onde foram revisados artigos em inglês publicados no período de 2006 a 2016 nas bases de dados BVS e PUBMED. Resultados: O treinamento com jogos eletrônicos proporcionou aumento de atividade em regiões cerebrais como córtex pré-frontal, córtex cingulado anterior, rede fronto parietal, lobo temporal e regiões insulares. Os efeitos dos jogos estimularam funções mentais de atenção, movimento, emoções, memória, planejamento e tomada de decisões. Houve benefícios nas funções cognitivas e de aprendizado com melhorias da arquitetura neuronal e diminuição da distração. Conclusão: A prática regular de jogos eletrônicos mostrou ser eficiente na reabilitação física e contra o envelhecimento devido ao estímulo e melhorias das funções mentais. Foram verificados benefícios em várias funções cerebrais em geral, podendo ter contribuído com maior plasticidade funcional e neuronal.

Biografia do Autor

Rodrigo Antonio Pessini, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Analista de Sistemas pela UNAERP. Trabalho no Centro das Ciências das Imagens e Física Médica HCFMRP. Mestre em Ciências pela USP, Especialista em Informática em Saúde pela UNIFESP e Especialista em Banco de Dados pela UNAERP. Processamento de Imagens, Reconhecimento de Padrões e Banco de Dados.

Rafael de Menezes Reis, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Fisioterapeuta. Mestre em Ciências da Saúde Aplicadas ao Aparelho Locomotor pela Universidade de São Paulo – USP. Doutorando em Ciências da Saúde Aplicadas ao Aparelho Locomotor pela Universidade de São Paulo – USP, Ribeirão Preto (SP), Brasil.

Hilton Vicente César, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Analista de Sistemas, doutorando pelo programa de pós-graduação em Interunidades Bioengenharia (PPGIB)- EESC/FMRP/IQSC - USP. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Membro titular da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).

Luciano Gamez, Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal de São Paulo.

Professor Adjunto na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde atuo como coordenador de formação docente e de articulações de polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UNIFESP . Também sou docente docente de Psicologia pelo departamento de Fonoudiologia da Escola Paulista de Medicina, e pesquisador na Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência, no Departamento de Psiquiatria da UNIFESP.  Me graduei em Psicologia pela Universidade de Lisboa (1992), sou mestre em Engenharia Humana pela Universidade do Minho (1998), doutor em Ergonomia Cognitiva pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004),

Downloads

Publicado

18-02-2018

Como Citar

Pessini, R. A., Reis, R. de M., César, H. V., & Gamez, L. (2018). Análise da plasticidade neuronal com o uso de jogos eletrônicos. Journal of Health Informatics, 10(1). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/539

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)