Os dispositivos móveis e seu apoio no atendimento obstétrico indígena

Autores

  • Janize Silva Maia Universidade Anhembi Morumbi
  • Heimar de Fátima Marin Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Aplicativos móveis, Obstetrícia, Saúde das populações indígenas, Tecnologia biomédica

Resumo

Objetivo: Desenvolver um aplicativo para atendimento obstétrico, como instrumento de apoio para a assistência de Agentes Indígenas de Saúde. Método: Pesquisa aplicada de produção tecnológica destinada a desenvolver um aplicativo para um dispositivo móvel que disponibilize informações sobre os fatores de risco da gestação e orientações aplicadas. Resultado: Oaplicativo fornece orientação sobre as manifestações clínicas das gestantes, mediante informação da idade gestacional. Foi desenvolvido pelo método Scrum de forma adaptada. Um grupo de especialistas emitiu seus pareceres em instrumento heurístico específico adaptado, considerando qualidade técnica e funcional, velocidade de carregamento de cada página, conteúdo, primeira impressão do usuário, confiabilidade ou precisão das informações, facilidade de navegação e atualização e interatividade, apontando problemas de baixa severidade. Conclusão: O aplicativo demonstrou-se adequado após estudo detalhado das respostas dos avaliadores para cada questão, mitigando interpretações inadequadas das informações e possíveis interferências indesejadas no objetivo para o qual foi designado.

Biografia do Autor

Janize Silva Maia, Universidade Anhembi Morumbi

Doutora em Ciências da Saúde, mestre em Educação, especialização em Enfermagem ginecológica e obstétrica. Professora da Health Sciences School da Universidade Anhembi Morumbi - curso de Enfermagem.

Heimar de Fátima Marin, Universidade Federal de São Paulo

Livre docente pela USP, doutora em Ciências em Ciências Biológicas com foco em Informática em Saúde, mestre em Enfermagem. Coordenadora do Curso de Especialização em Informática em Saúde no Hospital Sirio Libanês.

Downloads

Publicado

10-06-2021

Como Citar

Silva Maia, J., & de Fátima Marin, H. (2021). Os dispositivos móveis e seu apoio no atendimento obstétrico indígena. Journal of Health Informatics, 13(2). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/771

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.