Comparando Deep e Transfer Learning na Classificação de Imagens da Membrana Timpânica
Palavras-chave:
Aprendizado de Máquina, Redes Neurais, Processamento de Imagens Assistida por ComputadorResumo
Objetivos: As redes neurais de aprendizado profundo compreendem técnicas que produzem os melhores resultados na tarefa de classificação de imagens. Em especialidades como a radiologia e a dermatologia, as redes neurais têm contribuído na identificação, por meio de imagens, de tumores e melanomas respectivamente. Método: No contexto deste artigo, explora-se o uso das redes neurais para diagnóstico de otites, por meio de imagens da membrana timpânica. Considerando esta tarefa, o método seguido compreendeu a aquisição de imagens do conduto auditivo externo humano de pacientes saudáveis, com otite e com cerumen. Resultado: Posteriormente, constituiu-se dois modelos, sendo o primeiro baseado em uma arquitetura deep learning e o segundo utilizando transfer learning. Como resultado, identificou-se que o modelo produzido por meio de transfer learning apresentou melhores resultados. Conclusão: A acurácia obtida na tarefa de classificação foi de 96%, revelando a aptidão do método para a classificação e diagnóstico esperados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maurício Koenigkam Santos, Carine Geltrudes Webber
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de um artigo ao Journal of Health Informatics é entendida como exclusiva e que não está sendo considerada para publicação em outra revista. A permissão dos autores para a publicação de seu artigo no J. Health Inform. implica na exclusiva autorização concedida aos editores para incluí-lo na revista. Ao submeter um artigo, ao autor será solicitada a permissão eletrônica de um Termo de Transferência de Direitos Autorais. Uma mensagem eletrônica será enviada ao autor correspondente confirmando o recibo do manuscrito e o aceite da Declaração de Direito Autoral.