Ferramenta computacional para gestão de disciplinas no ensino superior
Palabras clave:
Educação, Enfermagem, Gestão da informação em saúdeResumen
Trata-se de um relato de experiência com o objetivo de descrever a elaboração de uma ferramenta computacional para gerenciar as informações pertinentes às disciplinas ministradas em um curso de graduação em enfermagem. A ferramenta foi elaborada utilizando-se o Microsoft Excel®, os dados quantitativos e qualitativos da disciplina foram dispostos em tabelas e gráficos através de recursos específicos do programa. Como resultado obteve-se treze planilhas de controle com informações qualitativas sobre os seminários apresentados pelos alunos e quantitativas de frequência, ausência, entrega de sínteses reflexivas, notas e avaliação da disciplina. A utilização deste gerenciador permitiu a geração de indicadores que agregaram valor para o acompanhamento do desempenho dos alunos e para a avaliação final da disciplina. A ferramenta trouxe uma forma inovadora de gestão do processo de ensino e de aprendizagem em tempo real, podendo também ser aplicada em outros cenários como o da prática e da pesquisa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La sumisión de un artículo a el Journal of Health Informatics es entendida como exclusiva y que no esta siendo considerado para publicación en otro periódico. La permisión de los autores para la publicación de su artículo en lo JHI implica en la exclusiva autorización concedida a los editores para su inclusión en la revista. Al someter un artículo, a lo autor será solicitada la permisión electrónica de una Nota de Copyright. Una mensaje electrónica será enviada a lo autor correspondiente confirmando el recibo del manuscrito y lo aceite de la Nota de Copyright.