Jogo da saúde: solução para o treinamento de crianças na ressuscitação cardiopulmonar

Autores

  • Karolyne Marotto Vila Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Lilian Prates Belem Behring Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Cristiano Bertolossi Marta Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Roberto Carlos Lyra da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Edson Maruyama Diniz Prefeitura Municipal de São Paulo
  • Monique de Souza Nascimento Hospital Municipal Souza Aguiar (HMSA)
  • Deyse Conceição Santoro Batista Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
  • Mayra Wilbert Rocha Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
  • Claudia Silvia Rocha Oliveira Instituto de Medicina Social (IMS-UERJ)
  • Jairo Cesar de Sant'Anna Pedretti Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI

Palavras-chave:

Jogos, Parada cardiorrespiratória, Capacitação

Resumo

Objetivo: Desenvolver um Serious Games. Método: Pesquisa metodológica aplicada a produção tecnológica de um protótipo de serious game. Foi testado e avaliado, a partir da escala de Likert, a pertinência e a acurácia do game. Resultados: O protótipo “Hands Save Lives”, interativo, aproxima às manobras do BLS, favorece a reflexão e a tomada de decisão rápida. Apresentou as médias das respostas em usabilidade, funcionalidade, confiabilidade e eficiência com a média em 4,33 de um total de 5 pontos e o IVC geral em 0,89, consolidando a concordância. Conclusão: Apoiado pela AHA e pela teoria pedagógica de Jean Piaget, traduz a aplicabilidade da vivência, a capacitação e as intervenções precoce, priorizando o recurso do tempo.

Biografia do Autor

Karolyne Marotto Vila, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Saúde Digital pela UERJ. Premiada com o 2º lugar de Excelência em Pesquisa e Inovação em Saúde pelo CBIS, 2021. Certifica como iniciativa exitosa no NURSING NOW BRASIL pela OMS/OPAS/COFEN, 2020. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Inovação Tecnológica e Enfermagem Médico-Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, cardiologia, cateterismo cardíaco, parada cardiorrespiratória, terapia intensiva, empoderamento e estética avançada. Sócia diretora na Clínica Gaia Saúde e Estética Avançada. Docente de Alta Complexidade. Docente de Intradermoterapia, Intramuscular e Prescrição Farmacológica e Sistematização da Assitência em Enfermagem Estética da BIO CURSOS. Youtuber no canal EMPO ENF sobre Empoderamento da Enfermagem. Pós-Graduação lato-sensu em Enfermagem Estética pelo NEPUGA. Analista de Perfil Comportamental - CIS ASSESSMENT pela FEBRACIS. Experiência assistencial como plantonista na Unidade de Pós-operatório e Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica no Complexo Intensivo do Hospital Unimed Rio. Pós-Graduação na modalidade de Residência em Cardiovascular do Programa Médico-Cirúrgico pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - HUPE/UERJ. Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2015); Técnica em enfermagem e Instrumentação Cirúrgica pelo Núcleo Intensivo de Cursos - NIC (2010).

Lilian Prates Belem Behring, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorado em Enfermagem Cardiovascular - Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Enfermeira do Hospital universitário Pedro Ernesto – HUPE/UERJ. Presidente do Coren-RJ, gestão 2021-2023.

Cristiano Bertolossi Marta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós-doutorado – Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor Associado do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem - UERJ e Diretor de Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida.

Roberto Carlos Lyra da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professor titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Pesquisador Líder do Grupo de Pesquisa CNPq "Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde - LAETS" e Representante da UNIRIO na Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde - REBRATS.

Edson Maruyama Diniz, Prefeitura Municipal de São Paulo

Mestre em Saúde Digital pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ - Prefeitura Municipal de São Paulo.

Monique de Souza Nascimento, Hospital Municipal Souza Aguiar (HMSA)

Mestre em Saúde Digital pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ – Hospital Municipal Souza Aguiar (HMSA).

Deyse Conceição Santoro Batista, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Professora Titular Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Conselheira COREN-RJ.

Mayra Wilbert Rocha, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Mestre em Enfermagem em Emergência e Desastres - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Especialista em Enfermagem Aeroespacial.

Claudia Silvia Rocha Oliveira, Instituto de Medicina Social (IMS-UERJ)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação do Instituto de Medicina Social (IMS-UERJ)

Jairo Cesar de Sant'Anna Pedretti, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI

Administrador, Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Veiga de Almeida – UVA e Técnico em Front-end pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI.

Downloads

Publicado

02-07-2022

Como Citar

Vila, K. M., Behring, L. P. B., Marta, C. B., da Silva, R. C. L., Diniz, E. M., Nascimento, M. de S., … Pedretti, J. C. de S. (2022). Jogo da saúde: solução para o treinamento de crianças na ressuscitação cardiopulmonar. Journal of Health Informatics, 14(Especial). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/972

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.