Especialização em Saúde Digital: parceria DATASUS e Universidade para necessidades nacionais

Autores

  • Renata Dutra Braga Universidade Federal de Goiás
  • Rejane Faria Ribeiro-Rotta
  • Ana Laura de Sene Amâncio Zara Universidade Federal de Goiás
  • Sheila Mara Pedrosa Universidade Estadual de Goiás
  • Juliana Pereira de Souza-Zinader de Souza-Zinader Universidade Federal de Goiás
  • Fábio Nogueira de Lucena
  • Taciana Novo Kudo Universidade Federal de Goiás
  • Rita Goreti Amaral Universidade Federal de Goiás
  • Cândido Vieira Borges Junior Universidade Federal de Goiás
  • Silvana de Lima Vieira dos Santos Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1351

Palavras-chave:

Estratégias de eSaúde, Educação de Pós-Graduação, Informática em Saúde

Resumo

Objetivo: Compartilhar experiência colaborativa na construção de um projeto pedagógico para qualificação de recursos humanos em Saúde Digital em nível de especialização (PPSD). Métodos: Trata-se de um relato de experiência sobre a definição de um corpo de conhecimento para o ensino na área de Saúde Digital. O PPSD foi construído em três etapas: discussão multidisciplinar, construção do projeto e processo de aprovação e desenvolvimento de material didático. Resultados: O PPSD foi organizado em quatro trilhas de aprendizagem (Saúde, Informática, Gestão e Saúde Digital) e seis áreas temáticas (Fundamentos; Registros de Saúde; Gestão e Economia; Normas, Serviços e Interoperabilidade; Inovações e Tendências; Trabalho de Conclusão de Curso), abrangendo 28 microcursos, perfazendo 450 horas. O PPSD e o material didático produzidos passaram por diversas etapas de validação. Conclusão: A construção do PPSD fortaleceu a parceria ensino-serviço-sociedade para a Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde na região central do Brasil.

Biografias Autor

Renata Dutra Braga, Universidade Federal de Goiás

Professor(a) Doutor(a), Instituto de Informática, Universidade Federal de Goiás, Goiânia (GO), Brasil.

Rejane Faria Ribeiro-Rotta

Professora Doutora, Programa de Pós-graduação em Odontologia, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia (GO), Brasil.

Ana Laura de Sene Amâncio Zara, Universidade Federal de Goiás

Professora Doutora, Programa de Pós-graduação em Assistência e Avaliação em Saúde, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia (GO), Brasil.

Sheila Mara Pedrosa, Universidade Estadual de Goiás

Professora Doutora, Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas, Curso de Enfermagem, Universidade Estadual de Goiás, Ceres (GO), Brasil.

Juliana Pereira de Souza-Zinader de Souza-Zinader, Universidade Federal de Goiás

Professor(a) Doutor(a), Instituto de Informática, Universidade Federal de Goiás, Goiânia (GO), Brasil.

Fábio Nogueira de Lucena

Professor(a) Doutor(a), Instituto de Informática, Universidade Federal de Goiás, Goiânia (GO), Brasil.

Taciana Novo Kudo, Universidade Federal de Goiás

Professor(a) Doutor(a), Instituto de Informática, Universidade Federal de Goiás, Goiânia (GO), Brasil.

Rita Goreti Amaral, Universidade Federal de Goiás

Professora Doutora, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia (GO), Brasil.

Cândido Vieira Borges Junior, Universidade Federal de Goiás

Professor Doutor, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia (GO), Brasil.

Silvana de Lima Vieira dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Professora Doutora, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Goiás, Goiânia (GO), Brasil.

Referências

Brasil, Ministério da Saúde, Secretaria Executiva, Departamento de Informática do SUS. Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028. Brasília : Ministério da Saúde, 2020. 128 p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategia_saude_digital_Brasil.pdf. Acesso em: 18 abr. 2024.

Brasil, Ministério da Saúde. Portaria GM/MS Nº 1.768, de 30 de julho de 2021. Altera o Anexo XLII da Portaria de Consolidação GM/MS nº 2, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS). Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-1.768-de-30-de-julho-de-2021-335472332. Acesso em: 18 abr. 2024.

Jimenez G, Spinazze P, Matchar D, Huat GKC, van der Kleij RMJJ, Chavannes NH et al.. Digital health competencies for primary healthcare professionals: a scoping review. Int. J. Med. Inform. 2020;143:104260. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2020.104260. Acesso em: 18 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2020.104260

Almalki M, Jamal A, Househ M, Alhefzi M. A multi-perspective approach to developing the Saudi Health Informatics Competency Framework. Int. J. Med. Inform. 2021;146:104362. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2020.104362. Acesso em: 18 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2020.104362

Pote H, Rees A, Holloway-Biddle C, Griffith E. Workforce challenges in digital health implementation: how are clinical psychology training programmes developing digital competences? Digital Health. 2021;7:2055207620985396. Disponível em: https://doi.org/10.1177/2055207620985396. Acesso em: 18 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/2055207620985396

Crisol-Moya E, Romero-López MA, Caurcel-Cara MJ. Active methodologies in higher education: perception and opinion as evaluated by professors and their students in the teaching-learning process. Front. Psychol. 2020:11:1703. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01703. Acesso em: 18 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01703

Gagne JC, Park HK, Hall K, Woodward A, Yamane S, Kim SS. Microlearning in health professions education: scoping review. JMIR Med. Educ. 2019;5(2):e13997. Disponível em: https://doi.org/10.2196/13997. Acesso em: 18 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.2196/13997

Nonaka I, Toyama R. The knowledge-creating theory revisited: knowledge creation as a synthesizing process. Knowl. Manage. Res. Pract. 2003;1:2–10. Disponível em: https://doi.org/10.1057/palgrave.kmrp.8500001. Acesso em: 18 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.1057/palgrave.kmrp.8500001

Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) [Internet]. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/. Acesso em: 18 abr. 2024.

Zara ALSA (org.) et al.. Trajetória da saúde digital no Brasil. Goiânia: Cegraf UFG, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5216/TRA.ebook.978-65-89504-89-4/2021. Acesso em: 18 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.5216/TRA.ebook.978-65-89504-89-4/2021

Zara ALSA (org.) et al.. Governança em saúde digital no mundo e no Brasil. Goiânia: Cegraf UFG, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5216/GOV.ebook.978-85-495-0361-9/2021. Acesso em: 18 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.5216/GOV.ebook.978-85-495-0361-9/2021

Publicado

2024-11-19

Como Citar

Braga, R. D., Ribeiro-Rotta, R. F., Zara, A. L. de S. A., Pedrosa, S. M., de Souza-Zinader, J. P. de S.-Z., de Lucena, F. N., … dos Santos, S. de L. V. (2024). Especialização em Saúde Digital: parceria DATASUS e Universidade para necessidades nacionais. Journal of Health Informatics, 16(Especial). https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1351

Artigos Similares

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)