Internacionalização de aplicações Web: uma ferramenta para acelerar a tarefa de tradução em um ambiente de aplicação médica
Palavras-chave:
Interface Usuário-Computador, Hipermídia, Aplicação de Informática MédicaResumo
Objetivos: Com base nesta necessidade, este trabalho teve como objetivo propor uma estratégia para facilitar a tradução de aplicações web com domínio específico e validá-la através da construção de um módulo de tradução agregado a aplicação SacarWeb. Métodos: O módulo trabalha separadamente com as sentenças de domínios de conhecimento específicos, sendo papel dos usuários com conhecimento nessas áreas a tradução de sentenças, o que gera traduções com maior fidelidade. Utilizou-se a linguagem de marcação XML para definição das sentenças em qualquer idioma. Resultados: Como resultado obteve-se um módulo de tradução integrado ao SacarWeb, que mostrou-se de fácil utilização, reduziu o tempo de tradução das sentenças específicas da área da saúde, e eliminou a necessidade de conhecimentos fora do escopo do idioma de tradução. Conclusão: A estratégia proposta pode ser facilmente adaptada para aplicações Web ainda em fase de projeto com outros domínios de conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
A submissão de um artigo ao Journal of Health Informatics é entendida como exclusiva e que não está sendo considerada para publicação em outra revista. A permissão dos autores para a publicação de seu artigo no J. Health Inform. implica na exclusiva autorização concedida aos editores para incluí-lo na revista. Ao submeter um artigo, ao autor será solicitada a permissão eletrônica de um Termo de Transferência de Direitos Autorais. Uma mensagem eletrônica será enviada ao autor correspondente confirmando o recibo do manuscrito e o aceite da Declaração de Direito Autoral.