Uso da mídia social associada à promoção de saúde em Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.59681/2175-4411.v15.iEspecial.2023.1078Palavras-chave:
Promoção da Saúde, Odontologia, Mídias SociaisResumo
O presente trabalho visa realizar um levantamento quanto à disseminação de informações de promoção em saúde pela Odontologia do Sesc RJ, através dos perfis do Instagram @sescrio e @sescsantaluziarj, durante o período de isolamento social; e determinar se essa prática deve ser mantida. Foi realizada uma avaliação métrica quanto ao número de seguidores, postagens no formato de reels e suas visualizações até julho de 2022. O perfil do Sesc RJ contabilizava um total de 126000 seguidores, 76 publicações e alcance de 823795 e o do Sesc Santa Luzia de 3405, 55 e 67965, respectivamente. Com os resultados obtidos, avaliou-se que a alternativa de expansão do conhecimento em saúde pela abordagem tecnológica foi bem sucedida e deve ser mantida mesmo após o fim da pandemia.
Referências
Pereira CS, Machado FC, Carvalho TA. Uso das mídias sociais para a educação em saúde bucal de pacientes atendidos em uma clínica escola: estudo transversal. Revista Científica Multidisciplinar (RECIMA21). 2022; 3 (3): e331244.
Azevedo AVS, Silva MA, Reis TCM. Promoção da saúde no contexto das redes sociais significativas. Nova Perspectiva Sistêmica (NPS). 2019 Abril; 63:55-66.
A Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde [Internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. c2018 – [citado em 12 de agosto de 2022]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_bucal_sistema_unico_saude.pdf
Farsi D. Social Media and Health Care, Part I: Literature Review of Social Media Use byHealth Care Providers. J. Med. Internet Res. 2021 Abril; 23(4): e23205.
gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-digital [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde - Saúde Digital; c2022 [citado em 09/08/2022]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-digital.
Forgie EME, Lai H, Cao B, Stroulia E, Greenshaw AJ, Goez H. Social Media and the Transformation of the Physician-Patient Relationship: Viewpoint. J. Med. Internet Res. 2021 Dezembro; 23(12): e25230.
Powell EE. A Mixed Methods Study of Checkoff Programs and their Utilization of Influencers on Instagram [thesis of master of science]. Lubbock (TX): Texas Tech University; 2022.
Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 674, de 06 de maio de 2022. Dispõe sobre a tipificação da pesquisa e a tramitação dos protocolos de pesquisa no Sistema CEP/Conep. Diário Oficial da União. 2022 Jul 06; 126 (seção 1): 160.
McMullan M. Patients using the Internet to obtain health information: How this affects the patient–health professional relationship. Patient Educ. Couns. 2006 Outubro; 63:24-28.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bárbara Monteiro Pessôa Fernandes, Caroline de Moura Martins Lobo dos Santos, Carolina Abbott Souto, Juliana Soria de Araújo, Paulo Cesar Camilo Jorge, Manoel Miranda Sergio, Cláudia Torres Coscarelli, Olívia Coutinho Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de um artigo ao Journal of Health Informatics é entendida como exclusiva e que não está sendo considerada para publicação em outra revista. A permissão dos autores para a publicação de seu artigo no J. Health Inform. implica na exclusiva autorização concedida aos editores para incluí-lo na revista. Ao submeter um artigo, ao autor será solicitada a permissão eletrônica de um Termo de Transferência de Direitos Autorais. Uma mensagem eletrônica será enviada ao autor correspondente confirmando o recibo do manuscrito e o aceite da Declaração de Direito Autoral.