Experiências internacionais da aplicação de sistemas de apoio à decisão clínica em gastroenterologia

Autores

  • Josceli Maria Tenório Unifesp
  • Anderson Diniz Hummel Universidade Federal de São Paulo
  • Vera Lúcia Sdepanian Universidade Federal de São Paulo
  • Ivan Torres Pisa Universidade Federal de São Paulo
  • Heimar de Fátima Marin Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Sistemas de apoio à decisão clínica, inteligência artificial, gastroenterologia

Resumo

Objetivo: Descrever as experiências recentes com a aplicação de sistemas de apoio à decisão clínica em gastroenterologia, de forma a estabelecer o nível de desenvolvimento, testes e vantagens conferidas à prática médica com a introdução desses softwares. Métodos: Foi realizada busca nas bases de dados PubMed, LILACS e ISI Web of Knowledge, utilizando termos relacionados à sistemas de apoio à decisão e à gastroenterogia, incluindo artigos originais publicados no período entre 2005 e 2010. Foram recuperadas 104 publicações, na busca inicial e, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram eleitos nove estudos para leitura do texto completo. Resultados: Os sistemas de apoio à decisão clínica apresentam grande multiplicidade de problemas clínicos e investigação de doenças. Em 89% dos casos, são descritos modelos experimentais para o desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão clínica. A descrição dos resultados obtidos por técnicas de inteligência artificial em 78% das publicações. Em dois dos estudos foram realizadas comparações com o médico e em apenas uma publicação um estudo controlado foi descrito, mostrando evidências de melhorias na prática médica. Conclusão: Os estudos mostram potenciais benefícios dos sistemas de apoio à decisão clínica à prática médica, porém, estudos controlados em ambiente real devem ser realizados para comprovar esta perspectiva.

Biografia do Autor

Josceli Maria Tenório, Unifesp

Mestranda do Programa de pós graduação em Informática em Saúde - Departamento de Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo, Brasil.

Anderson Diniz Hummel, Universidade Federal de São Paulo

Mestrando do Programa de pós graduação em Informática em Saúde - Departamento de Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo, Brasil.

Vera Lúcia Sdepanian, Universidade Federal de São Paulo

Profa. Dra., Chefe do Ambulatório de Gastropediatria, Universidade Federal de São Paulo, Brasil.

Ivan Torres Pisa, Universidade Federal de São Paulo

Prof. Dr. - Departamento de Informática em Saúde, Universidade Federal de São Paulo, Brasil.

Heimar de Fátima Marin, Universidade Federal de São Paulo

Profa. Titular do Departamento de Enfermagem, Coordenadora da Pós-graduação do Departamento de Informática em Saúde, Universidade Federal de São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

29-03-2011

Como Citar

Tenório, J. M., Hummel, A. D., Sdepanian, V. L., Pisa, I. T., & Marin, H. de F. (2011). Experiências internacionais da aplicação de sistemas de apoio à decisão clínica em gastroenterologia. Journal of Health Informatics, 3(1). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/129

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>