A importância da Engenharia da Usabilidade para a Segurança de Sistemas Informatizados em Saúde

Autores

  • Samaris Ramiro Pereira UNIFESP
  • Paulo Bandiera Paiva UNIFESP

Palavras-chave:

Segurança (computação), Sistemas Homem-Máquina, Programas para Computadores.

Resumo

Objetivos: É salientar a contribuição da engenharia da usabilidade para a segurança de um sistema informatizado em saúde. Métodos: Pesquisa constituída de livros, artigos e materiais disponibilizados na Internet. São poucas as pesquisas em desenvolvimento de sistemas seguros e menos ainda, focados à engenharia da usabilidade, a qual é comumente vista como aliada apenas à engenharia de software. É preciso mudar esta visão. Resultados: São apresentados exemplos de falhas de segurança por falta de usabilidade, assim como tópicos da usabilidade relacionados à segurança da informação. Conclusão: Esse artigo contribui para o desenvolvimento e a operação de um sistema de informação em saúde funcional e seguro.

Biografia do Autor

Samaris Ramiro Pereira, UNIFESP

Bacharel em Matemática com ênfase em Processamento de Dados (1987) e Tecnóloga em Técnicas Digitais (1991). Mestre em Informática com linha de pesquisa em Segurança da Informação, Criptografia (2008). Doutoranda em Informática em Saúde com linha de pesquisa em Segurança da Informação. Professora Universitária em cursos de graduação e pós-graduação.

Paulo Bandiera Paiva, UNIFESP

Possui graduação em Curso Superior de Tecnologia da Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1989), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1998) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Informática em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas distribuídos, registro eletrônico de saúde e biologia computacional.

Downloads

Publicado

27-09-2011

Como Citar

Pereira, S. R., & Paiva, P. B. (2011). A importância da Engenharia da Usabilidade para a Segurança de Sistemas Informatizados em Saúde. Journal of Health Informatics, 3(3). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/145

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)