Sistemas de Informação para Gestão Hospitalar

Autores

  • Samáris Ramiro Pereira UNIFESP
  • Paulo Bandiera Paiva UNIFESP
  • Paulo Roberto Schoroeder de Souza FATEC SB
  • Gonçalo Siqueira FATEC SB
  • Adenauer Ramiro Pereira UNIANHANGUERA

Palavras-chave:

Gestão em Saúde, Informática médica, Logística, Sistemas de Informação

Resumo

A Tecnologia da Informação e seus sistemas informatizados são essenciais na área da saúde. Esses sistemas auxiliam não só nos diagnósticos médicos, mas na competitividade empresarial em saúde e na melhoria do atendimento em um serviço de necessidade básica. Porém, eles precisam garantir a integridade das informações mantidas e fornecidas por eles, a fim de evitar consequências graves, como processos judiciais ou indução ao erro médico. O objetivo deste artigo é apresentar uma visão que incentive a busca pela excelência em sistemas de gestão hospitalar em todos os níveis, do operacional ao estratégico. A metodologia utilizada foi composta por diversas pesquisas bibliográficas referentes ao tema, constituídas de livros, revistas técnicas, artigos de periódicos e materiais disponibilizados na Internet.

Biografia do Autor

Samáris Ramiro Pereira, UNIFESP

Bacharel em Matemática com ênfase em Processamento de Dados (1987) e Tecnóloga em Técnicas Digitais (1991). Mestre em Informática com linha de pesquisa em Segurança da Informação, Criptografia (2008). Doutoranda em Informática em Saúde com linha de pesquisa em Segurança da Informação. Professora Universitária em cursos de graduação e pós-graduação.

Downloads

Publicado

18-12-2012

Como Citar

Pereira, S. R., Paiva, P. B., de Souza, P. R. S., Siqueira, G., & Pereira, A. R. (2012). Sistemas de Informação para Gestão Hospitalar. Journal of Health Informatics, 4(4). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/206

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)