Impacto da utilização de mensagens do tipo SMS (Short Message Service) como lembrete na adesão ao tratamento de saúde – revisão sistemática da literatura
Palavras-chave:
Mensagem de texto, Cooperação do paciente, RevisãoResumo
Objetivo: Revisar sistematicamente a literatura de modo a identificar os estudos existentes sobre o envio de mensagens do tipo SMS (short message service) na área da saúde e avaliar o impacto dessa tecnologia na adesão dos pacientes ao tratamento. Métodos: A busca pelos estudos foi realizada nas bases de dados eletrônicas: Embase, ISI Web of Knowledge e PubMed utilizando-se as palavras-chave short message service, wireless text messaging e adherence. Um questionário foi estruturado para a leitura e interpretação dos principais tópicos a serem analisados em cada artigo. Resultados: Por meio da busca em tais bases de dados foram recuperados 425 artigos e após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão 45 foram selecionados para avaliação. Destes, 34 (75%) revelam resultados nos quais o envio de mensagens do tipo SMS aumentou adesão dos pacientes ao tratamento da doença em questão. Conclusão: A literatura mostra que a utilização de mensagens do tipo SMS colabora para aumentar a adesão dos pacientes ao tratamento. No entanto, a efetividade desse tipo de intervenção deverá ser testada em estudos futuros apresentando acompanhamentos a longo prazo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de um artigo ao Journal of Health Informatics é entendida como exclusiva e que não está sendo considerada para publicação em outra revista. A permissão dos autores para a publicação de seu artigo no J. Health Inform. implica na exclusiva autorização concedida aos editores para incluí-lo na revista. Ao submeter um artigo, ao autor será solicitada a permissão eletrônica de um Termo de Transferência de Direitos Autorais. Uma mensagem eletrônica será enviada ao autor correspondente confirmando o recibo do manuscrito e o aceite da Declaração de Direito Autoral.