A produção científica de objetos de aprendizagem no ensino em enfermagem

Autores

  • Fabricio Canova Calil SBIS
  • Heloisa Helena Ciqueto Peres
  • Juliana Zaima
  • Lucia Tobase

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Tecnologia da Informação, Informática Aplicada à Enfermagem

Resumo

Objetivo: Identificar os estudos nacionais relacionados aos tipos de objetos de aprendizagem desenvolvidos e disponibilizados no ensino de enfermagem. Metodologia: Revisão integrativa com buscas efetuadas nas bases de dados BIREME, LILACS, SCIELO, BDENF, PERIENF. Resultados: Selecionadas 12 publicações, editadas entre 2000 e 2009, todas oriundas de instituições públicas de ensino superior e na maioria, provenientes da região sul-sudeste. Os tipos de OA produzidos eram softwares, web sites e espaço virtual, nas áreas de Cardiologia, Gerenciamento em Enfermagem, Neonatologia, Administração de Medicamentos e Centro Cirúrgico. Conclusão: Os estudos evidenciaram a real importância dos OA no ensino em Enfermagem, a ampla possibilidade de adaptação e utilização, e em razão de o assunto ser relativamente recente, é mister o incentivo em novas pesquisas sobre o tema. As distinções no aspecto conceitual e de caracterização do OA, e a ausência de descritor específico limitaram a inclusão de artigos relacionados ao tema.

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Publicado

18-12-2012

Como Citar

Calil, F. C., Peres, H. H. C., Zaima, J., & Tobase, L. (2012). A produção científica de objetos de aprendizagem no ensino em enfermagem. Journal of Health Informatics, 4. Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/245

Edição

Seção

Artigo de Revisão

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